Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de pacientes com seqüelas neurológicas

Autores

  • Ananda Guerra de Sousa Uninove - SP
  • Raphael Colodro Zarameli Uninove
  • Raquel Agnelli Mesquita Ferrari Uninove - SP
  • Marcelo Frigero Uninove - SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i4.1383

Palavras-chave:

Acidente vascular encefálico, Cuidadores, Qualidade de vida, Lesão medular.

Resumo

O objetivo neste estudo foi analisar a qualidade de vida de cuidadores informais de pacientes com seqüelas causadas por doenças neurológicas, especialmente as lesões medulares e os acidentes vasculares encefálicos (AVE), que causam grande impacto na vida desses cuidadores. Participaram da pesquisa 20 indivíduos divididos em dois grupos: o primeiro grupo, formado por cuidadores informais de pacientes acometidos por AVE ou lesão medular, e o segundo – o grupo controle – por indivíduos (n=11) que não trabalhavam na área da saúde. Todos os participantes foram submetidos à avaliação da qualidade de vida por meio da aplicação do questionário Short-Form 36 (SF-36). Os resultados obtidos permitiram verificar redução significativa dos valores de escores de 7 dos 8 domínios do SF-36, no grupo dos cuidadores informais, em comparação aos indivíduos controle. Conclui-se, dessa forma, que os cuidadores informais apresentaram uma redução da qualidade de vida quando comparados aos indivíduos do grupo controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Guerra de Sousa, Uninove - SP

Aluno do Curso de Fisioterapia da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Diretoria de Saúde, São Paulo – SP.

Raphael Colodro Zarameli, Uninove

Aluno do Curso de Fisioterapia da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Diretoria de Saúde, São Paulo – SP.

Raquel Agnelli Mesquita Ferrari, Uninove - SP

Professora Dra do Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove e Julho – UNINOVE, São Paulo – SP.

Marcelo Frigero, Uninove - SP

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC; Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR e Professor Msc do Curso de Fisioterapia da Universidade Nove e Julho – UNINOVE, São Paulo – SP.

Downloads

Publicado

11.03.2009

Como Citar

1.
Sousa AG de, Zarameli RC, Ferrari RAM, Frigero M. Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de pacientes com seqüelas neurológicas. Cons. Saúde [Internet]. 11º de março de 2009 [citado 29º de março de 2024];7(4):497-502. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1383

Edição

Seção

Artigos