O uso do alendronato de sódio na osteoporose

Mychael Pereira Cordeiro, Filipe Abdalla dos Reis, Gabriel Bogalho Nogueira, Carlos Alberto Giglio, Paulo de Tarso Camillo de Carvalho, Ana Carulina Guimarães Belchior

Resumo


A osteoporose é uma doença sistêmica progressiva, caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura, que resulta em uma fragilidade óssea. Entre o arsenal de drogas disponíveis para seu tratamento está o alendronato de sódio, um fármaco pertencente a um grupo de bisfosfonatos, qualificado como um potente inibidor específico da reabsorção óssea mediada por osteoclastos. Buscou-se, por meio deste estudo, verificar os efeitos do alendronato de sódio nos pacientes com osteoporose. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, utilizando livros-texto e artigos científicos das bases de dados Medline, Bireme, Pubmed, Lilacs, Scielo e Cochrane. Constatou-se que o alendronato de sódio é considerado agente terapêutico tanto para prevenção quanto para tratamento de osteoporose em homens e mulheres.

Palavras-chave


Alendronato de sódio; Bisfosfonatos; Osteoporose.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.