Ensino a Distância no Curso de Odontologia: Relato de Experiências

Autores

  • Marcos Hideo Hoshikawa Universidade Braz Cubas
  • Claudio Osiris Oliveira Universidade Braz Cubas
  • Kristianne Porta Santos Fernandes Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1522

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, Ensino a distância, Odontologia, Plataforma Moodle.

Resumo

Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino a distância nas universidades do Brasil. Este estudo tem como finalidade relatar experiências adquiridas na implantação do Sistema de Gerenciamento Moodle, na plataforma de ensino a distância, no curso de odontologia de uma universidade privada brasileira. Observamos, nesta investigação, os diversos recursos de interação entre alunos e professores na plataforma, analisando seus índices de registros (participações em atividades interativas), que demonstram que o ensino a distância funciona, de modo eficaz, no incentivo à aprendizagem autodirigida do aluno, que contribui para a formação de um cirurgião-dentista.

Downloads

Biografia do Autor

Marcos Hideo Hoshikawa, Universidade Braz Cubas

Cirurgião Dentista pela Universidade Braz Cubas

Claudio Osiris Oliveira, Universidade Braz Cubas

Cirurgião Dentista Mestre em Ciências pelo ICB/USP Professor de Fisiologia Humana Coordenador do curso de Odontologia da Universidade Braz Cubas

Kristianne Porta Santos Fernandes, Universidade Nove de Julho

Mestre e especialista em Endodontia, Doutora em Imunologia, Professora do Curso de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

30.07.2009

Como Citar

1.
Hoshikawa MH, Oliveira CO, Fernandes KPS. Ensino a Distância no Curso de Odontologia: Relato de Experiências. Cons. Saúde [Internet]. 30º de julho de 2009 [citado 30º de maio de 2025];8(2):301-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1522

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 253
  • PDF 184