Inspirometria de incentivo orientada a fluxo e padrões ventilatórios em pacientes submetidos a cirurgia abdominal alta

Autores

  • Camila Chinali Universidade de Passo Fundo
  • Herminia Gabrielle Busatto Universidade de Passo Fundo
  • Daiana Moreira Mortari Universidade de Passo Fundo
  • Carla Wouters Franco Rockenbach Universidade de Passo Fundo
  • Camila Pereira Leguisamo Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1587

Palavras-chave:

Cirurgia, Espirometria, Fisioterapia (especialidade).

Resumo

Ensaio clínico não controlado que verificou o comportamento da Pressão Inspiratória máxima (Pimáx), Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo (VEF1) e Capacidade Vital Forçada (CVF), antes e após o uso de inspirômetro de incentivo orientado a fluxo e padrões ventilatórios expansivos, em pacientes submetidos a cirurgia abdominal alta. A amostra foi composta por 20 indivíduos, divididos em dois grupos, em que o grupo A realizou padrões ventilatórios, e o B, treinamento com o inspirômetro de incentivo. Ambos os grupos foram avaliados no pré, 1° e 4° dias de pós-operatório (PO). Pôde-se observar redução dos valores espirométricos e de Pimáx no 1° PO, em relação ao pré-operatório, e aumento desses valores no 4° PO. Observou-se também que entre os grupos não houve diferença significativa nos valores de CVF, VEF1 e Pimáx. Assim, concluiu-se que os pacientes avaliados neste estudo podem ter-se beneficiado tanto pelos padrões ventilatórios quanto pela inspirometria de incentivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Chinali, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo.

Herminia Gabrielle Busatto, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo.

Daiana Moreira Mortari, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo. Pós-graduanda em Terapia Manual e Postural pela Escola de Terapia Manual e Postural.

Carla Wouters Franco Rockenbach, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Mestranda no curso de Medicina e Ciências da Saúde PUC/RS. Professora no Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo/RS.

Camila Pereira Leguisamo, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta. Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia de Porto Alegre/RS. Professora no Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo /RS.

Downloads

Publicado

29.07.2009

Como Citar

1.
Chinali C, Busatto HG, Mortari DM, Rockenbach CWF, Leguisamo CP. Inspirometria de incentivo orientada a fluxo e padrões ventilatórios em pacientes submetidos a cirurgia abdominal alta. Cons. Saúde [Internet]. 29º de julho de 2009 [citado 29º de março de 2024];8(2):203-10. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1587

Edição

Seção

Artigos