Estudo comparativo do perfil funcional em idosos participantes e não participantes do grupo da “Terceira Idade” do município de Nova Bréscia – RS

Gabriela Rech Bassani, Claudete Rempel, Eduardo Sehnem, Eduardo Périco

Resumo


Este trabalho tem como objetivo comparar o nível de independência funcional, o grau e localização de dor em idosos participantes e não participantes do grupo da “Terceira Idade” do município de Nova Bréscia-RS. Para isso, 56 participantes foram divididos em dois grupos. Na comparação, utilizaram-se o Índice de Barthel, a Escala Analógica Visual e a Topografia da Dor. Os dados demonstram diferença significativa ( = 0,05) no grau e na localização da dor nos idosos dos dois grupos. Já para o Índice de Barthel, não houve diferença entre os grupos. As avaliações mostraram que a inserção do idoso em um grupo da Terceira Idade favorece a minimização de dor. Em relação à capacidade funcional, o grupo da Terceira Idade não influencia diretamente em uma maior ou menor independência funcional.

Palavras-chave


Escala analógica da dor; Independência funcional; Terceira Idade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1609

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.