Ação broncodilatadora do formoterol após 15 dias de tratamento em um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Autores

  • Fernando Sergio S. Leitão Filho Uninove, HSPE
  • Sérgio Roberto Nacif Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE)
  • Julio César Mendes de Oliveira Instituto do Pulmão de Cascavel
  • Luís Vicente Franco Oliveira Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1643

Palavras-chave:

DPOC, Formoterol, Hiperinsuflação.

Resumo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) provoca limitação do fluxo aéreo, levando não só ao aumento da resistência das vias aéreas, mas também à elevação dos volumes pulmonares estáticos, o que é conhecido como hiperinsuflação estática. Em vista disso, os sintomas de DPOC incluem dispneia, tipicamente agravada por esforços e, às vezes, associada a tosse e produção de escarro. O tratamento é realizado com a utilização de broncodilatadores, preferencialmente os inalatórios, de modo que alivie o tônus da musculatura lisa brônquica, reduzindo assim a resistência das vias aéreas e a hiperinsuflação. Um dos broncodilatadores mais utilizados no manejo da DPOC é o formoterol, considerado um beta2-agonista de longa-duração. Neste relato de caso, mostra-se o impacto extremamente positivo desse medicamento em um paciente com DPOC, avaliado por testes de função pulmonar, apenas 15 dias após o início de seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Sergio S. Leitão Filho, Uninove, HSPE

Médico. Professor da Disciplina de Sistema Respiratório do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pneumologista assistente do serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE)

Sérgio Roberto Nacif, Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE)

Médico. Pneumologista assistente do serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE)

Julio César Mendes de Oliveira, Instituto do Pulmão de Cascavel

Médico, pneumologista, Diretor Clínico do Instituto do Pulmão de Cascavel e Mestrando do Programa de Pós Graduação Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Luís Vicente Franco Oliveira, Uninove

Fisioterapeuta. Professor do programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNINOVE

Downloads

Publicado

30.07.2009

Como Citar

1.
Leitão Filho FSS, Nacif SR, Oliveira JCM de, Oliveira LVF. Ação broncodilatadora do formoterol após 15 dias de tratamento em um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Cons. Saúde [Internet]. 30º de julho de 2009 [citado 19º de abril de 2024];8(2):289-94. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1643

Edição

Seção

Artigos