A evolução do homem e a postura sentada: bases para o fisioterapeuta

Adriana Maria Contesini, Maria Cecília dos Santos Moreira, Cristina Aparecida Padoin de Amorim, Cristina de Fátima Rebelo, Fátima Aparecida Caromano

Resumo


Introdução: A postura humana é um importante objeto de estudo na fisioterapia. Para adquirir sua complexidade atual o padrão postural do homem sofreu grandes alterações ao longo da história. Assim sendo, conhecer a história permite ao fisioterapeuta entender as doenças posturais ocupacionais, como aquelas advindas da permanência prolongada da pessoa em uma mesma posição. Objetivo: Compreender porque ocorrem sequelas comuns provocadas por diferentes posturas e entender as relações do indivíduo com seu meio ambiente, seu trabalho e com os aspectos sociais e culturais envolvidos nessa relação. Método: revisão crítica de literatura em livros, artigos, internet, revistas, periódicos e teses referentes ao assunto. Resultados: a sedentarização do homem, assim como sua permanência na postura sentada por longos períodos, transformou-se em um problema de extrema importância na área de fisioterapia. Conclusão: Consideram-se necessários mais estudos para que se desenvolvam ações preventivas – como programas de atividades físicas, mobiliários adequados etc.– que reduzam os efeitos adversos dessa postura.

Palavras-chave


Evolução; Ergonomia; Postura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i4.1979

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.