Efeitos da Hidroterapia no Equilíbrio de Indivíduos com Doença de Parkinson

Autores

  • Carlos Henrique Silva de Andrade UNINOVE
  • Belatrice Ferreira da Silva Faculdade Mauricio de Nassau
  • Simone Dal Corso Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2108

Palavras-chave:

Hidroterapia, Doença de Parkinson, Equilíbrio postural.

Resumo

Introdução: A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurodegenerativa que leva a perda progressiva de neurônios na substância negra, resultando em disfunções nos padrões de movimento. Objetivo: Analisar os efeitos da hidroterapia no equilíbrio de indivíduos com DP. Métodos: Foram estudados sete indivíduos (54,00 ± 6,08 anos) com diagnóstico de DP. Para avalição do equilíbrio funcional foram aplicados a escala de equilíbrio de Berg (EEB) e o teste timed up and go (TUGT) antes e após o protocolo de hidroterapia. O protocolo foi aplicado durante quatro semanas, sendo três sessões semanais com 40 minutos de duração cada sessão. Resultados: Foi observado um aumento significante na pontuação da EEB (25,3 ± 10,0 vs 37,0 ± 8,5) e redução do tempo do TUGT (13,2 ± 1,8 vs 11,4 ± 1,7; p < 0,05) após a execução do programa de hidroterapia. Conclusão: O protocolo de hidroterapia promoveu melhora do equilíbrio dos indivíduos com DP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Silva de Andrade, UNINOVE

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva e Mestrando em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo - SP.

Belatrice Ferreira da Silva, Faculdade Mauricio de Nassau

Fisioterapeuta. Faculdade Maurício de Nassau. Recife - PE.

Simone Dal Corso, Universidade Nove de Julho

Fisioterapeuta e docente do programa de pós-graduação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo - SP.

Downloads

Publicado

10.08.2010

Como Citar

1.
Andrade CHS de, Silva BF da, Corso SD. Efeitos da Hidroterapia no Equilíbrio de Indivíduos com Doença de Parkinson. Cons. Saúde [Internet]. 10º de agosto de 2010 [citado 28º de março de 2024];9(2):317-23. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2108

Edição

Seção

Estudos de casos