Avaliação postural por fotogrametria em indivíduos que apresentaram doença de Legg-Calvé-Perthes
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2156Palavras-chave:
Avaliação postural, Fotogrametria, Legg Calvé Perthes.Resumo
Introdução: A doença de Legg-Calvé-Perthes é estudada desde 1910, pois há falta de acompanhamento do paciente ao término da fase residual, em que o indivíduo pode apresentar alterações na geometria da cabeça femoral, acarretando alterações posturais. Objetivo: Avaliar a postura de indivíduos que apresentaram a doença de Legg-Calvé-Perthes através de fotogrametria e correlacionar as possíveis alterações com a doença. Métodos: Sete indivíduos que tiveram a Doença de Legg-Calvé-Perthes há, no mínimo, cinco anos foram recrutados e avaliados através da fotogrametria. As angulações e os valorem alcançados foram realizados através do programa Corel-Draw®. Resultados: Na vista anterior: joelho em valgo em 43%; na vista posterior: a EIPS oposta ao lado acometido mais alta (41%); na vista lateral: aumento da lordose lombar, cifose torácica e lordose cervical. Conclusão: Foram verificadas alterações nas articulações do joelho, cintura pélvica e curvaturas da coluna vertebral, com prevalência nos indivíduos acometidos pela doença no lado esquerdo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 ConScientiae Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.