Monitoramento de eventos adversos em ambiente hospitalar: relato de farmacovigilância, São Paulo

Autores

  • Fabiana Gatti de Menezes UNINOVE/ FOC
  • Jorge Willian Leandro Nascimento UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2220

Palavras-chave:

Farmacovigilância, Reações adversas, Reações adversas a medicamentos.

Resumo

Introdução: O percentual de internações hospitalares devido às reações adversas (RA) a medicamentos em alguns países é cerca de 10% (OPAS/OMS) e acarreta gastos adicionais para o sistema de saúde. Objetivo: Determinar medicamentos mais envolvidos em RA e as RA mais comuns. Métodos: Realizou-se um monitoramento descritivo de RA em hospital privado de São Paulo, de 2004 a 2008, em 197 leitos, totalizando 100 notificações. Dados descritos em frequência (n de RA relatadas). Resultados: Os medicamentos mais envolvidos em RA foram:cefalosporinas (13%) e quinolonas (12%). As RAs foram: rash cutâneo (20%), prurido (13%), hiperemia (12%), náusea (10%), tremores (9%), placas eritematosas (6%), etc. Observou-se que 61% dos indivíduos com RA são do sexo feminino. Conclusão: Sugere-se uma atitude positiva em farmacovigilância, para que a notificação se torne rotina. Verificou-se que houve crescimento das notificações. Pacientes do sexo feminino apresentaram mais RA e os antibióticos foram os medicamentos com maior RA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Gatti de Menezes, UNINOVE/ FOC

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela USP, Mestrado em Farmacologia pela FCM-UNICAMP e Doutorado em Farmacologia pelo ICB-USP. Docente-pesquisador do curso de graduação Farmácia, docente de pós graduação em Farmácia Hospitalar da FOC. Pesquisadora dos grupos NESCOF e Farmacologia Aplicada a Assistência Farmacêutica.

Jorge Willian Leandro Nascimento, UNINOVE

Graduação em Farmácia e Bioquímica com habilitação em Análises clínicas e Farmacia Indutrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Docente pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

30.12.2010

Como Citar

1.
de Menezes FG, Nascimento JWL. Monitoramento de eventos adversos em ambiente hospitalar: relato de farmacovigilância, São Paulo. Cons. Saúde [Internet]. 30º de dezembro de 2010 [citado 19º de julho de 2024];9(4):582-7. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2220

Edição

Seção

Ciências básicas