Avaliação do perfil glicêmico de portadores de Diabetes Mellitus tipo II em UBSs que utilizam infusão de folhas de Bauhinia forficata Link

Emily Arcari de Moraes, Claudete Rempel, Eduardo Périco, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma condição crônica de saúde caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, em razão da produção deficiente de insulina ou pela resistência à sua ação nos tecidos. Objetivo: Comparar o perfil glicêmico de 20 portadores de DM2, usuários de Unidades Básicas de Saúde de municípios do interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente de Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa. Os indivíduos foram separados em dois grupos quanto ao uso ou não de infusão de folhas de Bauhinia forficata. Métodos: Foi realizada quinzenalmente, durante 75 dias, a avaliação da glicemia em jejum dos voluntários pelo Human Gene Therapy (HGT). Resultados: O grupo 1 obteve diminuição significativa no perfil glicêmico (t = 3.0449, p = 0.0139), enquanto o grupo 2 não obteve alteração significativa no perfil glicêmico (t = -0.8511, p = 0.4167). Conclusão: A utilização da infusão de folhas de B. forficata é auxiliar no controle da glicemia.

Palavras-chave


Bauhinia forficata; Diabetes melittus; Glicemia; Medicamentos fitoterápicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.