Avaliação da técnica de drenagem linfática manual no tratamento do fibro edema geloide em mulheres

Daniele Silva Martins Brandão, Adriana Ferreira de Almeida, Juliane Cabral Silva, Ranulfa Gabriela Cândida Queiroz de Oliveira, Rodrigo Cappato de Araújo, Ana Carolina Rodarti Pitangui

Resumo


Introdução: A drenagem linfática manual (DLM) é uma terapia utilizada no tratamento do fibro edema geloide (FEG). Objetivo: Analisar o efeito da DLM no tratamento do FEG. Métodos: Realizou-se uma avaliação no início e no fim do tratamento em 10 voluntárias com FEG, de grau I ao III, que constava de anamnese, inspeção, palpação, perimetria e testes específicos. Foram feitos registros fotográficos dos glúteos e das coxas superiores. A terapia constou de 10 sessões de DLM com duração de 60 minutos. Na análise de dados, utilizaram-se os testes t pareado, exato de Fisher e Wilcoxon, com nível de significância de p<0.05. Resultados: Houve diferença estatística no grau de satisfação das pacientes com o FEG. Não houve diferença significante no grau do FEG, porém constatou-se melhora clínica no aspecto da pele. Todas as pacientes relataram estar satisfeitas com o tratamento. Não houve diferença estatística na perimetria. Conclusão: A DLM demonstrou ser uma terapêutica coadjuvante no tratamento do FEG, com melhora da autoestima e da satisfação das pacientes.

Palavras-chave


Drenagem linfática manual;Fibro edema geloide;Mulheres.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2446

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.