Terapias não farmacológicas para o tratamento de sintomas vasomotores em mulheres climatéricas: uma revisão sistemática da literatura

Renata Pedrolongo Basso, Eloisa Maria Gatti Regueiro, Kamilla Tays Marrara, Patricia Driusso

Resumo


Objetivo: Verificar os efeitos das terapias não farmacológicas para o tratamento dos sintomas vasomotores em mulheres climatéricas. Métodos: Realizou-se um levantamento bibliográfico de estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, disponíveis nas bases de dados eletrônicas PubMed, Medline, Lilacs, Scielo, ISI web of knowledge, PEDro e Colaboração Cochrane; sendo selecionados ensaios clínicos controlados de janeiro de 1998 a dezembro de 2010, em língua inglesa, portuguesa ou espanhola, seguindo os critérios de inclusão deste estudo. Resultados: Foram incluídos oito estudos para apreciação crítica, desse total, dois abordaram os efeitos do exercício físico; um, da yoga; e cinco, da acupuntura. Os trabalhos apontaram melhora dos sintomas vasomotores das participantes das pesquisas ao realizar yoga, exercícios aeróbicos e acupuntura. Conclusão: Generalizações quanto aos benefícios das terapias alternativas e não farmacológicas no tratamento dos sintomas vasomotores nessa população, bem como sobre os verdadeiros mecanismos de ação dessas terapias sobre o alívio de tais sintomas, ainda são restritas.

Palavras-chave


Acupuntura; Climatério; Exercício físico; Ioga; Revisão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.