Impacto da suplementação nutricional em pacientes com doença do neurônio motor

Autores

  • Patricia Stanich UNINOVE, São Paulo
  • Enith Hatsumi Fujimoto
  • Ana Maria G. S. Simões

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v3i0.260

Palavras-chave:

Composição corporal. Doença do neurônio motor. Esclerose lateral amiotrófica.

Resumo

Pacientes neurológicos freqüentemente evoluem com piora do estado nutricional. Este estudo avaliou o impacto da suplementação oral em 20 pacientes com doença do neurônio motor (DNM)/Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Eles receberam suplementação nutricional por seis meses consecutivos. Foram submetidos à avaliação nutricional bimestral, com medidas antropométricas – peso (P), estatura, ircunferência do braço (CB), circunferência muscular do braço (CMB), dobra cutânea do tríceps (DCT) e área gordurosa (AG) – e à análise da composição corporal por meio da bioimpedância elétrica. A idade variou entre 36 e 70 anos, com média de 55 e mediana de 59,5 anos. Quinze pacientes (75%) apresentaram ELA e cinco (25%) paralisia bulbar progressiva (PBP). Observou-se prevalência sobre o sexo masculino em proporção de 2:1. Devido às particularidades da doença, dez terminaram a avaliação. Houve diminuição gradual do índice de massa corpórea (IMC), CB, CMB, AG e DCT nos pacientes com PBP e preservação dessas variáveis nos pacientes com ELA. A relação massa magra/massa gorda anteve-se durante o estudo para ambos os grupos. A classificação do estado nutricional não se modificou para 70% dos pacientes – a suplementação não foi capaz de corrigir as médias globais de adequação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Stanich, UNINOVE, São Paulo

Nutricionista. Mestre em Neurologia/Neurociências – EPM/UNIFESP; Professora de Dietoterapia 1 e 2 – UNINOVE.

Enith Hatsumi Fujimoto

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica – Faculdades Integradas São Camilo; Supervisora Clínica do Hospital São Paulo – EPM/UNIFESP.

Ana Maria G. S. Simões

Nutricionista. Chefe da Central de Nutrição e Dietética do Hospital São Paulo – EPM/UNIFESP.

Downloads

Publicado

09.01.2008

Como Citar

1.
Stanich P, Fujimoto EH, Simões AMGS. Impacto da suplementação nutricional em pacientes com doença do neurônio motor. Cons. Saúde [Internet]. 9º de janeiro de 2008 [citado 29º de março de 2024];3:19-27. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/260

Edição

Seção

Artigos