Análise do controle autonômico de controladores de tráfego aéreo por meio da variabilidade cardíaca
Resumo
Objetivo: Analisar o comportamento do SNA por meio da análise da variabilidade da frequência cardíaca em controladores de tráfego aéreo. Métodos: Vinte alunos foram submetidos a dois protocolos: a) repouso e b) prática simulada de não radar. Os intervalos RR foram registrados por meio de um monitor cardíaco e tratados pela transformada Wavelet contínua. Resultados: O comportamento do sistema nervoso simpático calculado pela área sob a curva entre 0,04 e 0,15 Hz (LF) foi igual a 852,46 ± 519,67, durante a prática simulada de não radar, e de 332,4 ± 286,58, para o sistema simpático durante repouso p ≤ 0,05. Analisando o comportamento da FC nas situações de prática simulada de não radar e repouso, obtiveram-se valores, respectivamente, de 86,424 ±12,36 e 60,80 ±7,30, p≤0,05. Conclusão: Os controladores de tráfego aéreo apresentaram predomínio de estímulo simpático e aumento de FC, mostrando alto índice de estresse durante a atividade.
Palavras-chave
Estresse; Frequência cardíaca; Sistema Nervoso Autônomo.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2618
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