Análise do controle autonômico de controladores de tráfego aéreo por meio da variabilidade cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2618Palavras-chave:
Estresse, Frequência cardíaca, Sistema Nervoso Autônomo.Resumo
Objetivo: Analisar o comportamento do SNA por meio da análise da variabilidade da frequência cardíaca em controladores de tráfego aéreo. Métodos: Vinte alunos foram submetidos a dois protocolos: a) repouso e b) prática simulada de não radar. Os intervalos RR foram registrados por meio de um monitor cardíaco e tratados pela transformada Wavelet contínua. Resultados: O comportamento do sistema nervoso simpático calculado pela área sob a curva entre 0,04 e 0,15 Hz (LF) foi igual a 852,46 ± 519,67, durante a prática simulada de não radar, e de 332,4 ± 286,58, para o sistema simpático durante repouso p ≤ 0,05. Analisando o comportamento da FC nas situações de prática simulada de não radar e repouso, obtiveram-se valores, respectivamente, de 86,424 ±12,36 e 60,80 ±7,30, p≤0,05. Conclusão: Os controladores de tráfego aéreo apresentaram predomínio de estímulo simpático e aumento de FC, mostrando alto índice de estresse durante a atividade.Downloads
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Publicado
28.12.2011
Como Citar
1.
Pacetti GA, Kawaguchi LYA, Parente M, Aimbire F, Silveira NJF da, Albertini R. Análise do controle autonômico de controladores de tráfego aéreo por meio da variabilidade cardíaca. Cons. Saúde [Internet]. 28º de dezembro de 2011 [citado 22º de dezembro de 2024];10(4):689-95. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2618
Edição
Seção
Ciências aplicadas
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