Análise do controle autonômico de controladores de tráfego aéreo por meio da variabilidade cardíaca

Giovani Arnaldo Pacetti, Leandro Y. A. Kawaguchi, Márcio Parente, Flávio Aimbire, Nelson José Freitas da Silveira, Regiane Albertini

Resumo


Objetivo: Analisar o comportamento do SNA por meio da análise da variabilidade da frequência cardíaca em controladores de tráfego aéreo. Métodos: Vinte alunos foram submetidos a dois protocolos: a) repouso e b) prática simulada de não radar. Os intervalos RR foram registrados por meio de um monitor cardíaco e tratados pela transformada Wavelet contínua. Resultados: O comportamento do sistema nervoso simpático calculado pela área sob a curva entre 0,04 e 0,15 Hz (LF) foi igual a 852,46 ± 519,67, durante a prática simulada de não radar, e de 332,4 ± 286,58, para o sistema simpático durante repouso p ≤ 0,05. Analisando o comportamento da FC nas situações de prática simulada de não radar e repouso, obtiveram-se valores, respectivamente, de 86,424 ±12,36 e 60,80 ±7,30, p≤0,05. Conclusão: Os controladores de tráfego aéreo apresentaram predomínio de estímulo simpático e aumento de FC, mostrando alto índice de estresse durante a atividade.

Palavras-chave


Estresse; Frequência cardíaca; Sistema Nervoso Autônomo.

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DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2618

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