Métodos de avaliação e tratamento da hanseníase: uma abordagem fisioterapêutica

Suenimeire Vieira, José Adolfo Menezes Garcia Silva, Antônio Francisco de Almeida Neto, Almir Vieira Dibai Filho, Cid André Fidelis de Paula Gomes

Resumo


Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta. Objetivo: Neste estudo, realizou-se um levantamento da literatura acerca dos métodos de avaliação e tratamento fisioterapêutico para a hanseníase. Métodos: Esta revisão foi realizada por meio de uma busca nas bases de dados Lilacs, PubMed e PEDro. Foram incluídos estudos publicados no período de tempo compreendido entre os anos de 1990 e 2010, em língua portuguesa e inglesa. Resultados: Encontraram-se 73 artigos na base de dados PubMed, 8 na Lilacs, e 1 na PEDro. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, restaram 19 artigos. Desses estudos, não foi possível o acesso a seis textos. Assim, obteve-se uma amostra final de 13 artigos. Conclusão: Ainda se verifica uma pequena produção científica envolvendo métodos de avaliação e tratamento pertinentes ao fisioterapeuta, mesmo com a expressiva atuação clínica desses profissionais em indivíduos acometidos pela hanseníase.

Palavras-chave


Doenças transmissíveis; Fisioterapia; Reabilitação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2644

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.