Estetização da saúde e dismorfia muscular: concepções sociais do corpo

Autores

  • Andréa Maria Pires Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitan de Oliveira Caminha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2708

Palavras-chave:

Transtorno da compulsão alimentar, Estética, Imagem corporal, Musculação, Saúde.

Resumo

Introdução: A obsessão pela conquista da beleza próxima àquela que é disseminada pela mídia faz com que os adeptos do universo do fitness façam uso de práticas extremadas para alcançarem um corpo esteticamente belo. Objetivo: Investigar as percepções e usos sociais do corpo, assim como as motivações para a prática do Treinamento de Força em atores com Dismorfia Muscular (DM). Métodos: Realizou-se estudo transversal, descritivo-interpretativo, de abordagem qualiquantitativa. Resultados: Os indivíduos compulsivos pela prática do Treinamento de Força espelham-se em sentidos e valores do corpo para aceitação social, remetendo a contrastes entre saúde e beleza. A motivação para a compulsão pela prática do Treinamento de Força é a obsessão pela imagem corporal musculoso e o temor pela perda de massa muscular. Conclusão: Há um hiperinvestimento do corpo na sociedade contemporânea no que diz respeito à compulsão pela aquisição de uma forma física musculosa relacionado aos sinais e sintomas da DM e estetização da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Maria Pires Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Laboratório de Estudo e Pesquisa em Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade.

Iraquitan de Oliveira Caminha, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Filosofia pelo Universite Catholique de Louvain, Bélgica. Professor-pesquisador do Departamento de Educação Física da UFPB e, dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB e em Educação Física UPE/UFPB.

Downloads

Publicado

30.09.2011

Como Citar

1.
Azevedo AMP, Caminha I de O. Estetização da saúde e dismorfia muscular: concepções sociais do corpo. Cons. Saúde [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 16º de abril de 2024];10(3):530-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2708

Edição

Seção

Ciências aplicadas