Motivação de higiene dental utilizando brinquedos com temas odontológicos

Kelly Regina de Moraes, Janaina Merli Aldrigui, Luciana Butini Oliveira, Célia Martins Delgado Rodrigues, Marcia Turolla Wanderley

Resumo


Introdução: A motivação é importante para o sucesso na orientação de higiene dental de pré-escolares. Objetivo: Comparar o índice de placa em crianças, antes e após motivação de higiene dental, realizada por meio de brinquedos com motivos odontológicos. Métodos: Trinta e cinco crianças (4 a 6 anos) foram divididas em: grupo controle – orientação com manequim e escova; grupo experimental – orientação com manequim e escova e motivação com brinquedos. Realizou-se índice de placa antes e após 7 e 15 dias da orientação de higiene. Os dados foram submetidos ao teste Kruskal-Wallis (p<0,05). Resultados: Após uma semana, houve diminuição estatisticamente significante do índice de placa nos dois grupos, e o grupo experimental apresentou estatisticamente significante menor que o controle. Na segunda semana, a redução se manteve constante em relação à primeira semana. Conclusão: Pode-se concluir que a utilização de brinquedos na motivação da higiene dental é eficiente.

Palavras-chave


Higiene dentária; Motivação; Pré-escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2836

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.