Motivação de higiene dental utilizando brinquedos com temas odontológicos
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2836Palavras-chave:
Higiene dentária, Motivação, Pré-escolar.Resumo
Introdução: A motivação é importante para o sucesso na orientação de higiene dental de pré-escolares. Objetivo: Comparar o índice de placa em crianças, antes e após motivação de higiene dental, realizada por meio de brinquedos com motivos odontológicos. Métodos: Trinta e cinco crianças (4 a 6 anos) foram divididas em: grupo controle – orientação com manequim e escova; grupo experimental – orientação com manequim e escova e motivação com brinquedos. Realizou-se índice de placa antes e após 7 e 15 dias da orientação de higiene. Os dados foram submetidos ao teste Kruskal-Wallis (p<0,05). Resultados: Após uma semana, houve diminuição estatisticamente significante do índice de placa nos dois grupos, e o grupo experimental apresentou estatisticamente significante menor que o controle. Na segunda semana, a redução se manteve constante em relação à primeira semana. Conclusão: Pode-se concluir que a utilização de brinquedos na motivação da higiene dental é eficiente.Downloads
Downloads
Publicado
28.12.2011
Como Citar
1.
de Moraes KR, Aldrigui JM, Oliveira LB, Rodrigues CMD, Wanderley MT. Motivação de higiene dental utilizando brinquedos com temas odontológicos. Cons. Saúde [Internet]. 28º de dezembro de 2011 [citado 2º de junho de 2025];10(4):723-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2836
Edição
Seção
Ciências aplicadas
Licença
Copyright (c) 2011 ConScientiae Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Visualizações
- Resumo 464
- PDF 286