Motivação de higiene dental utilizando brinquedos com temas odontológicos
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2836Palavras-chave:
Higiene dentária, Motivação, Pré-escolar.Resumo
Introdução: A motivação é importante para o sucesso na orientação de higiene dental de pré-escolares. Objetivo: Comparar o índice de placa em crianças, antes e após motivação de higiene dental, realizada por meio de brinquedos com motivos odontológicos. Métodos: Trinta e cinco crianças (4 a 6 anos) foram divididas em: grupo controle – orientação com manequim e escova; grupo experimental – orientação com manequim e escova e motivação com brinquedos. Realizou-se índice de placa antes e após 7 e 15 dias da orientação de higiene. Os dados foram submetidos ao teste Kruskal-Wallis (p<0,05). Resultados: Após uma semana, houve diminuição estatisticamente significante do índice de placa nos dois grupos, e o grupo experimental apresentou estatisticamente significante menor que o controle. Na segunda semana, a redução se manteve constante em relação à primeira semana. Conclusão: Pode-se concluir que a utilização de brinquedos na motivação da higiene dental é eficiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28.12.2011
Como Citar
1.
de Moraes KR, Aldrigui JM, Oliveira LB, Rodrigues CMD, Wanderley MT. Motivação de higiene dental utilizando brinquedos com temas odontológicos. Cons. Saúde [Internet]. 28º de dezembro de 2011 [citado 22º de dezembro de 2024];10(4):723-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2836
Edição
Seção
Ciências aplicadas
Licença
Copyright (c) 2011 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.