Polimorfismo nos genes interleucina 1B e VDR relacionado à osteoporose em idosos: estudo piloto

Autores

  • Luiz Carlos Lúcio Carvalho Universidade Norte Paraná – UNOPAR
  • Deise A. A. Pires Oliveira Universidade Norte Paraná – UNOPAR
  • Rodrigo Franco Oliveira Universidade Norte do Paraná - Unopar. Londrina, PR
  • Sandra Mara Maciel Universidade Norte Paraná – UNOPAR
  • Regina Célia Poli-Frederico Universidade Norte Paraná – UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2841

Palavras-chave:

Idoso, Interleucina-1, Osteoporose, Polimorfismo genético.

Resumo

Introdução: Fatores genéticos contribuem para o risco de osteoporose em idosos. Objetivos: O objetivo neste estudo foi avaliar a relação entre polimorfismos nos genes: interleucina 1 (IL-1) e receptor de vitamina D (VDR) em 41 idosos com e sem osteoporose provenientes de unidades básicas de saúde. Métodos: Foram extraídos os DNAs a partir de leucócitos do sangue periférico dos idosos. Os polimorfismos genéticos foram avaliados por meio da PCR-RFLP. O teste de 2 e o teste exato de Fischer foram usados para avaliar o efeito de cada polimorfismo na osteoporose, com nível de significância de 5%. Resultados: Foi constatada uma associação significativa entre a presença de osteoporose e o polimorfismo no gene da IL-1β em idosas. Para o gene VDR não foi verificada associação relevante. Conclusões: Esses dados sugerem que o polimorfismo genético IL-1 deve influenciar na manutenção da massa óssea em idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Lúcio Carvalho, Universidade Norte Paraná – UNOPAR

Mestrando em Ciências da Reabilitação – Universidade Norte Paraná – UNOPAR, Londrina, PR, Brasil.

Deise A. A. Pires Oliveira, Universidade Norte Paraná – UNOPAR

Universidade Norte Paraná – Unopar / Laboratório de Biologia Molecular / Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação, Londrina, PR, Brasil.

Rodrigo Franco Oliveira, Universidade Norte do Paraná - Unopar. Londrina, PR

Uraduação em Fisioterapia - Faculdades Claretianas de Batatais (1988) , Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2001), Doutorado em Engenharia Biomedica pela Universidade do Vale do Paraíba - Univap Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Desportiva, Recursos terapeuticos, Reparo tecidual, Ergonomia e Doenças Ocupacionais; atuando também com desenvolvimento de Projetos de Pesquisa na área de "Aplicabilidade de recursos terapêuticos (Ultrassom Terapêutico Baixa Intensidade e Terapia Laser Baixa Potência) em Cultura de Células, em especial Fibroblastos e Osteoblastos (in vitro) e reparo ósseo (in vivo). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES - BASis - MEC / INEP. Laboratório de Dinâmica de Compartimento Celular, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D, Univap - São José dos Campos

Sandra Mara Maciel, Universidade Norte Paraná – UNOPAR

Universidade Norte Paraná – Unopar / Laboratório de Biologia Molecular / Programa de Mestrado em Odontologia, Londrina, PR, Brasil.

Regina Célia Poli-Frederico, Universidade Norte Paraná – UNOPAR

Universidade Norte Paraná – Unopar / Laboratório de Biologia Molecular / Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

30.09.2011

Como Citar

1.
Carvalho LCL, Oliveira DAAP, Oliveira RF, Maciel SM, Poli-Frederico RC. Polimorfismo nos genes interleucina 1B e VDR relacionado à osteoporose em idosos: estudo piloto. Cons. Saúde [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 23º de dezembro de 2024];10(3):409-15. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2841

Edição

Seção

Ciências básicas