Análise da flexibilidade e resistência muscular em mulheres de diferentes faixas etárias

Autores

  • Fábio Luiz Cheche Pina Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
  • Matheus Amarante do Nascimento Colaborador da Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Selvatici Borges Januário Universidade Norte do Paraná
  • Arli Ramos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Danilo Rodrigues Pereira da Silva Mestrando Universidade Estadual de Londrina
  • Aline Mendes Gerage Colaboradora Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2854

Palavras-chave:

Envelhecimento, Mulheres, Resistência física, Amplitude de movimento muscular.

Resumo

Objetivo: Analisar a influência da idade cronológica sobre a flexibilidade e a resistência muscular em 761 mulheres, de 15 a 50 anos de idade, não praticantes de exercícios físicos. Métodos: A amostra foi estratificada em cinco grupos etários, a saber: G1 = 15 a 20 anos (n = 174); G2 = 21 a 25 anos (n = 183); G3 = 26 a 30 anos (n = 148); G4 = 31 a 40 anos (n = 150) e G5 = 41 a 50 anos (n = 106). Seguindo procedimentos padronizados, os testes de sentar-e-alcançar e abdominal modificado foram aplicados como indicadores de flexibilidade e de resistência abdominal, respectivamente. Resultados: Observou-se que a resistência muscular (r = -0,332; P<0,001) relacionou-se mais fortemente à idade, em comparação à flexibilidade (r = 0,079; P = 0,03). Adicionalmente, maiores diferenças foram verificadas entre os grupos etários extremos, para a resistência muscular (40%; P<0,05) em comparação à flexibilidade (15%; P>0,05). Conclusão: A resistência muscular relacionou-se negativamente à idade em mulheres, enquanto a flexibilidade não apresentou um padrão de comportamento entre os diferentes grupos etários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Cheche Pina, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2010), possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é docente do curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Cornélio Procópio - PR). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor, testes motores, adiposidade corporal, bem-estar, terceira idade, treinamento com pesos, treinamento funcional, treinamento esportivo e ginástica de academia. Foi bolsista de iniciação científica pela Universidade Estadual de Londrina no período de 2003 a 2004. Publicou 4 artigos completos em periódicos nacionais e 89 resumos publicados em anais de congressos. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagens. Desde 2000 participou/participa de 8 projetos de pesquisa.

Matheus Amarante do Nascimento, Colaborador da Universidade Estadual de Londrina

Matheus Amarante do Nascimento concluiu o Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Atualmente é docente colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, ministrando as disciplinas de Bases Biodinâmicas da Atividade Motora e de Prescrição e Orientação de Exercícios Físicos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento com Pesos, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, força muscular, aptidão física, nutrição, envelhecimento.

Renata Selvatici Borges Januário, Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Nutrição pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1999), graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é docente da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física e Nutrição Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e qualidade de vida, composição corporal, atividade física e saúde e recursos ergogênicos

Arli Ramos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (1976), atual UNOPAR de Londrina-PR.; Mestrado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (1994), Pennsylvania (USA), e Doutorado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (2001), como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Colégio Europeu de Ciências do Esporte (ECSS). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina, atuando no Curso de Mestrado e Doutorado Associado em Educação Física UEM/UEL em Londrina, na disciplina de Avaliação, Orientação e Prescrição de Programas de Exercícios Físicos; no Curso de Esporte, do Centro de Educação Física e Esporte da UEL nas disciplinas de Crescimento e Desenvolvimento, Pedagogia do Esporte, Dimensões do Esporte Educação, Técnicas de Estudo das Dimensões do Esporte, e Aspectos Biopsicosociais da Criança e do Jovem esportista. É Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Mestrado UEM/UEL desde a sua instituição, em 2005. É Coordenador da Comissão de Pesquisa do Departamento de Ciências do Esporte, e Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Educação Física e Esporte. É Líder dos seguintes Grupos de Estudo e Pesquisa: Atividade Física e Saúde (GEPAFIS), com linhas de pesquisa em Atividade Física na Infância e Adolescência e no Envelhecimento; Lutas e Artes Marciais (GEPLAM), e Esporte Educacional (GEPESPE), e Esporte para Crianças e Jovens. Consultor AD HOC da Revista de Educação Física da UEM e Revista Motriz (Rio Claro) (1415-9805), Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, da UFSC, Revista UNOPAR Científica em Ciências Biológicas e da Saúde, e Conselho Científico da Revista Maquinações da UEL. É Coordenador Geral do Projeto Perobal, uma parceria da UEL com o Instituto Ayrton Senna (SP), visando a inclusão de crianças e jovens. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes áreas temáticas: atividade física e saúde na infância e adolescência, e atividade física no envelhecimento; treinamento com pesos para crianças e idosos, treinamento desportivo para crianças e jovens e esporte educacional.

Danilo Rodrigues Pereira da Silva, Mestrando Universidade Estadual de Londrina

Aluno Regular do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, em nivel de Mestrado. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE/UEL).

Aline Mendes Gerage, Colaboradora Universidade Federal de Santa Catarina

Finalizou sua graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina em 2006 e o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL em julho de 2009. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE - UEL), concentrando seus estudos na linha de atividade física e saúde e treinamento com pesos, principalmente, no que diz respeito às respostas cardiovasculares aos exercícios físicos em idosos.

Downloads

Publicado

30.03.2012

Como Citar

1.
Pina FLC, do Nascimento MA, Januário RSB, de Oliveira AR, da Silva DRP, Gerage AM. Análise da flexibilidade e resistência muscular em mulheres de diferentes faixas etárias. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 16º de abril de 2024];11(1):125-31. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2854

Edição

Seção

Ciências aplicadas