Análise da aderência e da permanência de longevos em programas de atividade física

Autores

  • Marize Amorim Lopes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Moane Marchesan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3118

Palavras-chave:

Atividade física, Idosos de 80 anos ou mais, Saúde do idoso.

Resumo

Objetivo: Analisar os motivos de aderência e permanência de idosos longevos em programas de atividades físicas. Método: Participaram, neste estudo, 87 idosos com 80 anos ou mais de idade, integrantes de grupos de convivência de Florianópolis (SC). Aplicou-se uma entrevista semiestruturada interpretada pela análise de conteúdo temática. Resultados: Os motivos de aderência em programas de atividades física foram: promoção/manutenção da saúde, prazer pela atividade física, indicação médica, indicação/incentivo de amigos/familiares/profissionais, socialização, manter-se ativo, ter ocupação/diversão, sentir-se bem e estética. Os motivos de permanência foram: promoção/manutenção da saúde, prazer pela prática, socialização, sentir-se bem, manter-se ativo, bons profissionais e indicação médica. Conclusão: Os principais fatores que motivam os longevos a aderirem e a permanecerem nos programas de atividades físicas estão atrelados à percepção da saúde e aos fatores psicossociais. O conhecimento desses fatores possibilita intervenções que auxiliam na permanência dos idosos nestes programas por um tempo prolongado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marize Amorim Lopes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro de Desportos do da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado pleno em Educação Física (UNICRUZ), Especialista em Ciências do Movimento Humano (UNICRUZ) e Especialista em Educação Física Escolar (UFSM). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC)

Moane Marchesan, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Aluna do curso de Doutorado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação Física pela Universidade do Porto (Portugal). Professora do Centro de Ciências da Saúde e do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

26.09.2012

Como Citar

1.
Lopes MA, Krug R de R, Marchesan M, Mazo GZ. Análise da aderência e da permanência de longevos em programas de atividade física. Cons. Saúde [Internet]. 26º de setembro de 2012 [citado 5º de novembro de 2024];11(3):429-37. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3118

Edição

Seção

Ciências aplicadas