Validação do software Inkscape como instrumento de avaliação postural

Carla Renata dos Santos Ribeiro, Ana Izabela Sobral de Oliveira, Tais Cardoso Santos, Elyson Adam Nunes Carvalho, Leonardo Rigoldi Bonjardim, Ana Paula de Lima Ferreira

Resumo


Introdução: A biofotometria é uma importante ferramenta de avaliação postural disponível para o fisioterapeuta. Objetivo: Verificar a confiabilidade do uso do software Inkscape como instrumento de Avaliação postural. Métodos: Participaram 30 indivíduos de ambos os gêneros, faixa etária de 18 a 25 anos. . Cópias dos registros fotográficos foram avaliadas por três examinadores cegos. Resultados: Os testes de confiabilidade intraobservador (repetibilidade) e interobservador (reprodutibilidade) dos ângulos cervicais analisados pelos três avaliadores demonstraram alta confiabilidade para o software Inkscape com coeficiente de correlação intraclasse (CCI), respectivamente entre 90% e 99%; 95% e 99%. A análise de variância não revelou diferença estatísticamente significante entre os ângulos dos dois softwares (p>0,05). Conclusão: Os resultados apontam que o software Inkscape é uma ferramenta confiável para avaliação das medidas angulares da coluna cervical.

Palavras-chave


Diagnóstico; Métodos de avaliação; Postura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3396

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.