Influência de atividades lúdico-desportivas na realização de equoterapia em pacientes neurológicos – ensaio clínico controlado aleatorizado

Autores

  • Fernando Henrique de Sousa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru, SP
  • Marcelo Tavella Navega Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial, Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3421

Palavras-chave:

Equoterapia assistida, Lesão cerebral, Paralisia cerebral, Recreação.

Resumo

Introdução: A equoterapia é uma terapia que utiliza o cavalo para proporcionar ao praticante a reabilitação nos aspectos motores, sensoriais, comportamentais e sociais. Objetivo: Verificar o efeito da associação de atividades lúdicas com as sessões de equoterapia sobre o equilíbrio de tronco e amplitude de movimento. Métodos: Foram selecionados 18 praticantes com diagnóstico de paralisia cerebral, divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo 1 realizou sessões de equoterapia; e o grupo 2, equoterapia com atividades lúdico-desportivas. Antes e após o tratamento, foram avaliados o controle de tronco e a amplitude de movimento dos praticantes. Os dados encontrados foram analisados utilizando o teste estatístico “t” de Student (p<0,05). Resultados: Houve melhora na amplitude de movimento e no equilíbrio nos participantes de ambos os grupos. Conclusão: A equoterapia é um recurso eficaz para o tratamento de indivíduos com paralisia cerebral, independentemente de ser realizada com ou sem atividades lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique de Sousa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru, SP

Aluno regular do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru, SP. Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, SP.

Marcelo Tavella Navega, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial, Marília-SP

Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília-SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP Rio Claro- SP.

Downloads

Publicado

04.01.2013

Como Citar

1.
de Sousa FH, Navega MT. Influência de atividades lúdico-desportivas na realização de equoterapia em pacientes neurológicos – ensaio clínico controlado aleatorizado. Cons. Saúde [Internet]. 4º de janeiro de 2013 [citado 8º de novembro de 2024];11(4):587-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3421

Edição

Seção

Ciências aplicadas