Eficácia do exercício em grupo em pacientes com osteoartrose: estudo piloto quase-experimental

Wouber Hérickson de Brito Vieira, Ingrid Ferreira de Lima, Flávio Emanoel Souza de Melo, Iria Lúcia Duarte Pinheiro, Renato Guilherme Trede Filho, Bento João da Graça Azevedo Abreu

Resumo


Introdução: Entre as doenças crônicas que acometem o sistema musculoesquelético, a de maior prevalência é a osteoartrose. O exercício físico em grupo possibilita o apoio mútuo, troca de experiências e otimiza o controle da dor. Objetivos: Investigar o efeito da intervenção fisioterapêutica em grupo sobre a dor e qualidade de vida de pacientes portadores de dor crônica decorrente de osteoartrose. Métodos: Dez voluntários foram submetidos à avaliação da dor e da qualidade de vida pré e pós-intervenção. A intervenção consistiu em sessões de exercício em grupo, duas vezes por semana, durante oito semanas. Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa na média dos domínios capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, vitalidade, limitação por aspectos sociais e limitação por aspectos emocionais e saúde mental; ao comparar os momentos pré e pós-intervenção. Conclusões: O exercício terapêutico em grupo promoveu redução nos índices de percepção dolorosa e impacto positivo na qualidade de vida.

Palavras-chave


Dor crônica; Exercício; Osteoartrite; Qualidade de vida; Modalidades de fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3742

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.