Desenvolvimento de aparelho de diapasão como uma ferramenta auxiliar nas manobras de higiene brônquica para fisioterapeutas

José Roberto de Alcântara, Rodrigo Leonel dos Santos, Daniel Donaire Albino, Roberta Munhoz Manzano

Resumo


Introdução: O diapasão terapêutico com a finalidade de higiene brônquica ainda não foi descrito na literatura. Espera-se que um diapasão com frequência fixa de 25 Hz seja capaz de gerar vibrações dentro do tórax, facilitando a higiene brônquica. Objetivo: Desenvolver um aparelho de diapasão e calibrá-lo a uma frequência fixa de 25 Hz. Métodos: O diapasão foi confeccionado em aço trefilado utilizando máquinas de tornearia para curvar, moldar e soldar o aço. Após a confecção, a frequência gerada pelo aparelho foi avaliada com um osciloscópio digital. Resultados: O equipamento foi confeccionado em formato de forquilha, com peso de 492 gramas, comprimento de 624 mm, contendo um transdutor de 62 mm e espessura de 5/16 mm (8’), uma haste removível de 148 mm e um garfo de 362 mm de comprimento. O equipamento atingiu frequência fixa de 25 Hz. Conclusões: O diapasão atingiu a frequência proposta, porém são necessários mais estudos para verificar sua eficácia.

Palavras-chave


Oscilação da parede torácica; Terapia Respiratória; Vibração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.