Comparação de diferentes detergentes utilizando a técnica de salting out para extração de DNA humano a partir de amostras sanguíneas

Andressa Dametto, Claudete Rempel, Júlia Pasqualini Genro

Resumo


Introdução: A extração de DNA genômico em humanos é o primeiro passo para estudos de genética molecular. Objetivo: Avaliar o sucesso da extração de DNA genômico baseado na técnica de salting out a partir de amostras sanguíneas, comparando diferentes reagentes de lise de membranas. Métodos: Foram testados três reagentes caseiros e o reagente Nonidet P-40, em diferentes concentrações. Avaliaram-se a concentração do DNA obtido e a pureza das amostras por meio da espectrofotometria e a aplicabilidade na técnica de PCR. Resultados: Houve grande quantidade de DNA extraído utilizando Nonidet P-40 e sabão em pó. Quanto à qualidade do DNA, o Nonidet P-40 resultou em um DNA com maior pureza. Na PCR, apenas o DNA extraído com Nonidet P-40 apresentou amplificação satisfatória. Conclusão: O Nonidet P-40 parece ser o reagente mais indicado para uso em técnicas moleculares e o sabão em pó pode ser adequado para práticas em aulas de biologia molecular.

Palavras-chave


DNA; Membrana celular; Sangue.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n1.3894

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.