Efeitos do envelhecimento sobre o equilíbrio funcional em sujeitos saudáveis

Jéssica Mascena de Medeiros, Yanne Salviano Pereira, Danilo de Macêdo Moura, Suenny Marrocos de Lima, Catarina de Oliveira Sousa, Palloma Rodrigues de Andrade, José Jamacy de Almeida Ferreira, Heleodório Honorato dos Santos

Resumo


Introdução: O estado de saúde e os fatores de risco subjacentes para prevenção e tratamento dos agravos em idosos são um tema de destaque na saúde pública. Objetivo: Comparar os efeitos do envelhecimento no equilíbrio funcional de sujeitos saudáveis em três faixas etárias. Métodos: Por meio do Timed Up and Go Test (TUGT) e da Berg Balance Scale (BBS), foi analisado o equilíbrio funcional de 71 sujeitos, divididos em três grupos: jovens (GJ); meia idade (GMI) e idosos (GI). Foi realizada uma Anova one-way, seguida do post hoc de Tukey, considerando um α de 5%. Resultados: No TUGT houve diferença significativa entre GJ x GMI (P<0,05), GJ x GI (P<0,01) e GMI x GI (P<0,01); e na BBS, entre GJ x GI (P<0,01) e GMI x GI (P<0,05) e entre gêneros (P<0,05). Conclusão: O equilíbrio funcional diminuiu com o envelhecimento, especialmente, a partir da terceira década de vida.

Palavras-chave


Equilíbrio postural; Grupos etários; Oscilação corporal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n2.4070

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.