Cisto epidermóide: relato de caso

Renato Lamounier Barbieri, Alexandre Hideo Kajita, Gabriela Matielo Galli, Karyne Flório Mediotti, Paulo Augusto Cozar Figueiredo, Thiago Martins Fontes, Suely de Fátima Parreira

Resumo


Os cistos epidermóides, também denominados cistos cutâneos, são tumores muito freqüentes, que podem requere cuidados cirúrgicos. Na maioria das vezes, em razão da apresentação clínica patognomônica e de curso indolente, são simplesmente removidos. Habitualmente, o diagnóstico clínico é de fácil confirmação na cirurgia devido ao aspecto típico de formação cística preenchida com um fluido cremoso. Comumente tais lesões “típicas” não sofrem investigação histológica após a remoção. Entretanto, este relato de caso de um cisto epidérmico em couro cabeludo vai mais além, produzindo, por meio de técnicas laboratoriais de rotina, uma análise histopatológica, que revelou a existência de um cisto típico, esférico e esbranquiçado, preenchido, predominantemente, pro lâminas de queratina, delimitado por um epitélio estratificado e envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado.

Palavras-chave


Cisto. Cisto epidérmico. Histologia. Histopatologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v5i1.438

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2006 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional