Influência do treinamento muscular inspiratório em idosas hipertensas com fraqueza muscular inspiratória
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4503Palavras-chave:
Hipertensão, Idoso, Músculos respiratórios.Resumo
Introdução: É comum ao processo de envelhecimento a perda de força muscular respiratória e em cardiopatas esse processo é mais evidente. Objetivos: Mensurar os efeitos de um protocolo de treinamento muscular inspiratório em idosas hipertensas com fraqueza muscular respiratória. Métodos: Trata-se de uma série de casos, em que se aplicou um protocolo utilizando o Threshold IMT® durante cinco semanas consecutivas. A avaliação incluiu os exames de manovacuometria, espirometria e TC6M, bem como a aplicação dos questionários Minichal e IPAQ (versão curta). Para estatística utilizou-se o teste “t” de Student. Resultados: A eficácia do treinamento quanto ao aumento da força muscular inspiratória foi constatada indiretamente pela diferença entre os valores de PImáxA (antes) e PImáxD (depois) do treinamento (p = 0,004). Conclusão: O treinamento contribuiu para o aumento da força muscular inspiratória, demonstrada pelo aumento da PImáx, mas sua relação com as demais variáveis mensuradas não está clara.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.