Efeitos da hospitalização na capacidade funcional e na qualidade de vida de pacientes cardiometabólicos

Silvia de Quadro Dorneles, Luis Ulisses Signori, Leandro Quadro Corrêa, Daniel Fossati Silveira, Luis Fernando Guerreiro, André Oliveira Teixeira

Resumo


Introdução: A hospitalização pode provocar alterações nas capacidades físicas e funcionais dos indivíduos. Objetivos: Identificar os efeitos da hospitalização na capacidade funcional e na qualidade de vida de pacientes cardiometabólicos. Métodos: Dez voluntários foram avaliados em dois períodos (Coleta 1: internação) e (Coleta 2: alta), e as variáveis avaliadas foram força de preensão manual, velocidade de reação, equilíbrio estático, aptidão física aeróbia, índices de atividades física e da vida diária e avaliação da qualidade de vida. Resultados: A internação hospitalar provocou declínio nas variáveis, força de preensão manual e velocidade de reação; entretanto, as atividades da vida diária e a qualidade de vida apresentaram melhora. Conclusões: Os achados identificam as limitações da clínica, quanto à atenção integral, verificando a necessidade da abordagem ampliada da assistência em saúde na prática hospitalar.

Palavras-chave


Aptidão física; Atividades cotidianas; Avaliação; Hospitalização; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4572

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.