Atividade física e alimentação associadas aos perfis antropométrico e lipídico em adolescentes

Autores

  • Roseane de Fátima Guimarães Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Michael Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Oldemar Mazzardo Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Vieira Martins Universidade Federal do Paraná
  • Wagner de Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n3.4989

Palavras-chave:

Adolescentes, Atividade física, Comportamento alimentar, Composição corporal, Metabolismo dos lipídeos.

Resumo

Objetivo: Verificar a associação dos níveis de atividade física e dos hábitos alimentares com os perfis antropométrico e lipídico em adolescentes de Curitiba, Paraná. Métodos: Coletou-se colesterol total, LDL-c, HDL-c, triglicerídeos, IMC, e verificou-se nível socioeconômico (NSE), atividade física, comportamento sedentário e frequência alimentar de 572 jovens. Para estatísticas descritivas e regressão logística binária, utilizou-se o SPSS 17.0. Resultados: Os meninos foram mais ativos que as meninas e estas apresentaram mais chances de terem níveis de colesterol e LDL-c alterados, respectivamente 67% e 53%. Observou-se associação entre o NSE alto e elevados níveis de triglicerídeos (p<0,05). Os indivíduos classificados no segundo e terceiro quartis da atividade física moderada a vigorosa apresentaram maiores chances de ter HDL-c alterado, comparado ao primeiro quartil. Conclusão: As meninas apresentaram perfil metabólico menos favorável que os meninos, além disso, existe uma associação entre a AFMV e os níveis de HDL-c.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane de Fátima Guimarães, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Licenciada em Educação Física (PUCPR); Especialista em Psicomotricidade (FAE); Mestre em Educação Física (UFPR); Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente (UNICAMP).

Michael Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Educação Física (FAEFIJA); Especialista em Fisiologia do Exercício (UENP); Mestre em Educação Física (UFPR); Doutorando em Educação Física (UFPR).

Oldemar Mazzardo, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Educação Física (UFPR); Mestre e Doutor em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Universidade de Pittsburgh, EUA); Pós-doutorado em Educação Física (UFPR).

Rafael Vieira Martins, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Educação Física (UFPR); Mestre em Educação Física (UFPR).

Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutor em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Universidade de Pittsburgh, EUA); Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFPR).

Downloads

Publicado

02.10.2014

Como Citar

1.
Guimarães R de F, Silva MP da, Mazzardo O, Martins RV, Campos W de. Atividade física e alimentação associadas aos perfis antropométrico e lipídico em adolescentes. Cons. Saúde [Internet]. 2º de outubro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];13(3):340-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4989

Edição

Seção

Artigos