Impacto do zumbido em idosos praticantes e não praticantes de exercício físico

Autores

  • Hilda Gabriela Arantes de Arizola UFRGS
  • Adriane Ribeiro Teixeira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5038

Palavras-chave:

Exercício, Envelhecimento, Zumbido.

Resumo

Introdução: O zumbido é a percepção do som sem a presença de estímulo sonoro externo, sendo negativamente impactante para os indivíduos afetados. Já a prática de exercício físico pode exercer efeito positivo nesses sujeitos. Objetivo: Verificar o impacto do zumbido em idosos praticantes e não praticantes de exercício físico, considerando-se idade e gênero. Métodos: Nesta pesquisa transversal, quantitativa e comparativa, foram avaliados, por meio do Tinitus Handicap Inventory, 38 idosos com zumbido, divididos em dois grupos com 19 componentes cada, denominados: praticante (G1) e não praticante (G2) de exercício físico. Os dados foram analisados de forma estatística quantitativa. Resultados: Observou-se que o impacto do zumbido nos idosos do G1 foi menor. O gênero influenciou os achados na comparação intergrupos, e a idade exerceu influência somente no G1. Conclusão: O impacto do zumbido é menor nos idosos praticantes de atividade física, e a idade e o gênero influenciaram parcialmente os resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilda Gabriela Arantes de Arizola, UFRGS

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia pela UFRGS

Adriane Ribeiro Teixeira, UFRGS

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia e Gerontologia, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana, Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora do Departamento de Saúde e Comunicação Humana (UFRGS)

Downloads

Publicado

30.04.2015

Como Citar

1.
Arizola HGA de, Teixeira AR. Impacto do zumbido em idosos praticantes e não praticantes de exercício físico. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 29º de março de 2024];14(1):80-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5038

Edição

Seção

Artigos