Efeito de um programa de hidroginástica sobre o perfil lipídico de mulheres pós-menopáusicas

Autores

  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Faculdades Integradas do Norte - Funorte
  • Betânia Maria Araújo Passos Ogando Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Ronilson Ferreira Freitas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Gustavo Souza Santos Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros
  • Francisco Godim Pitanga Universidade Federal da Bahia – UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5134

Palavras-chave:

Exercício aeróbico, Lipídios, Pós-menopausa.

Resumo

Introdução: Estudos associam alterações bioquímicas à incidência de doenças cardiovasculares, e um programa de hidroginástica apresenta-se como coadjuvante para melhora dessas enfermidades. Objetivo: Identificar o efeito de um programa de treinamento em hidroginástica sobre o perfil lipídico de mulheres pós-menopáusicas. Métodos: Participaram 33 mulheres divididas em grupo experimental, com 22 voluntárias que realizaram treinamento em hidroginástica, e grupo controle, com 11 integrantes que não efetuaram nenhum treino sistematizado. Resultados: Os resultados do grupo experimental, pré e pós-teste, evidenciaram redução das variáveis LDL, triglicérides e colesterol total. No grupo controle, observou-se diminuição somente nos níveis de HDL, LDL e colesterol total. Em relação aos dois grupos, após intervenção, também observou-se redução do triglicérides e do VLDL. No entanto, não foram evidenciadas diferenças significativas nas variáveis deste estudo. Conclusão: Verificou-se que o treinamento aeróbico em hidroginástica promoveu uma modesta redução do perfil lipídico das mulheres pós-menopáusicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Faculdades Integradas do Norte - Funorte

Mestre em Atividade Físicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Docente das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Betânia Maria Araújo Passos Ogando, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Docente Permanente do Mestrado em Cuidado Primário em Saúde e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Ronilson Ferreira Freitas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestrando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e em Farmacologia e Toxicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Bacharel em Farmácia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Gustavo Souza Santos, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Acadêmico do Curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Alenice Aliane Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduação em andamento em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Francisco Godim Pitanga, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Docente da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

12.02.2015

Como Citar

1.
Reis VMCP, Ogando BMAP, Rocha JSB, Freitas RF, Santos GS, Fonseca AA, et al. Efeito de um programa de hidroginástica sobre o perfil lipídico de mulheres pós-menopáusicas. Cons. Saúde [Internet]. 12º de fevereiro de 2015 [citado 17º de abril de 2024];13(4):571-7. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5134

Edição

Seção

Artigos