Estudo do creme de buriti (Mauritia flexuosa L.) no processo de cicatrização

Esmeralda Maria Lustosa Barros, Silvéria Regina de Sousa Lira, Sarah Izabelly Alves Lemos, Talvany Luis e Barros, Marcia dos Santos Rizo

Resumo


Objetivo: Avaliar o efeito do creme de buriti (Mauritia flexuosa L.) na cicatrização de lesões cutâneas em camundongos. Métodos: Cinquenta e seis camundongos foram submetidos ao procedimento cirúrgico de exérese da pele na dorsal. Após a cirurgia, os grupos foram tratados com solução fisiológica 0,9%, creme de buriti a 5% e a 10% e Fibrase®. Resultados: No sétimo dia, foi observada uma redução significativa da área da ferida nos animais tratados com creme de buriti 5% e Fibrase® em relação ao controle. Não foram observadas diferenças entre os grupos no 14º dia de tratamento. A análise histológica demonstrou a presença de tecido de granulação mais evoluído, fibras colágenas e fibroblastos nas amostras do creme de buriti a 5% e Fibrase a partir do sétimo dia de tratamento. Conclusão: O creme de óleo de buriti a 5% apresentou capacidade aceleração do processo de cicatrização.

Palavras-chave


Camundongos; Cicatrização; Inflamação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5175

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.