Fisioterapia em pacientes com amputação transtibial: revisão sistemática

Autores

  • Jussara Paula da Luz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • João Afonso Ruaro Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Marinêz Boeing Ruaro Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Ivo Ilvan Kerppers Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Sibele de Andrade Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Andersom Ricardo Fréz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.5589

Palavras-chave:

Amputação, Modalidades de fisioterapia, Revisão.

Resumo

Introdução: A fisioterapia atua na reabilitação de pacientes com amputação transtibial, como também pode intervir na prevenção e tratamento das complicações decorrentes da amputação. Objetivo: Investigar a intervenção da fisioterapia em pacientes com amputação transtibial. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, consultando as bases de dados: PubMed, CINAHL, EMBASE, SPORTDiscus, PEDro, LILACS e SciELO. Utilizaram-se os descritores “amputação” e “transtibial” combinados com os descritores “fisioterapia” ou “terapia física”. A busca foi realizada na segunda quinzena de fevereiro de 2013. Foram incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados, sem restrição de idioma ou período de publicação, que versavam sobre a intervenção fisioterapêutica em pacientes com amputação transtibial. Para avaliação da qualidade metodológica dos estudos foram utilizadas a Escala de Qualidade de Jadad e a Escala PEDro. Resultados: Pela estratégia de busca retornaram 23 artigos, dos quais três foram incluídos na revisão. Um utilizou a técnica de aprendizagem sem erros para a colocação da prótese, outro investigou os efeitos de um programa de treinamento de força e o terceiro comparou os efeitos da aplicação da bandagem convencional e a fisioterapia descongestiva na redução do edema no pós-operatório. Somente um estudo foi considerado de alta ou boa qualidade metodológica pelas Escala PEDro e Jadad, os outros dois estudos foram classificados de baixa qualidade metodológica pelas duas escalas. Conclusões: Observou-se evidência limitada para as modalidades de fisioterapia utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andersom Ricardo Fréz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

04.07.2016

Como Citar

1.
Luz JP da, Ruaro JA, Ruaro MB, Kerppers II, Melo S de A, Fréz AR. Fisioterapia em pacientes com amputação transtibial: revisão sistemática. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 8º de novembro de 2024];15(1):154-60. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5589

Edição

Seção

Revisões de literatura