Efeito do Alongamento Muscular sobre os Níveis de Cortisol Sanguíneo de Gestantes

Autores

  • Sinara Spaniol Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Alberto Sumiya Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE
  • Cintia Raquel Bim Quartiero Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5765

Palavras-chave:

Gravidez, Exercícios de alongamento muscular, Estresse, Fisioterapia.

Resumo

Introdução: As alterações corporais, fisiológicas e psicológicas que ocorrem durante a gestação podem desencadear estresse excessivo, sendo o cortisol sanguíneo um marcador dessa alteração e os exercícios físicos uma estratégia de controle. Objetivo: Verificar a influência de um protocolo de alongamentos musculares sobre os níveis de cortisol sanguíneo e sobre a percepção de estresse de gestantes. Métodos: A amostra foi constituída de 18 gestantes, subdivididas em grupo experimental (GE) e controle (GC). Realizaram-se oito sessões, duas vezes por semana, até completar quatro semanas. Utilizou-se a Escala de Estresse Percebido (EP) e exames de sangue para checar os níveis de cortisol. Resultados: Na comparação pré e pós-intervenção para o cortisol sanguíneo obteve-se GC (p=0,67) e GE (p=0,76). Para o estresse percebido os valores foram GC (p=0,35) e GE (p=0,34). Conclusão: O protocolo de alongamento muscular proposto neste estudo não influenciou os níveis de cortisol sanguíneo e nem a percepção de estresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara Spaniol, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Alberto Sumiya, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE

Professor Doutor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na cidade de Cascavel/PR. Pesquisador do Núcleo de Estudos Corpo e Sociedade (UNESP - SP) na linha de pesquisa Corporeidades e, no Grupo de Pesquisa de Gerontologia (UNIOESTE).

Cintia Raquel Bim Quartiero, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professora mestre na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

27.04.2016

Como Citar

1.
Spaniol S, Sumiya A, Quartiero CRB. Efeito do Alongamento Muscular sobre os Níveis de Cortisol Sanguíneo de Gestantes. Cons. Saúde [Internet]. 27º de abril de 2016 [citado 19º de abril de 2024];14(4):541-6. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5765

Edição

Seção

Artigos