Efeito da bandagem elástica na preensão palmar em jogadores de tênis de mesa

Daniel Furtado Leite Filho, Hellen Carolina Alves Candido, Sterllany Vieira Dantas, Diego Miranda Mota, Wellington dos Santos Alves, Seânia Santos Leal

Resumo


Introdução: Existem técnicas que proporcionam aos atletas a possibilidade de melhorar seus desempenhos, entre essas podemos observar a bandagem funcional, tendo em vista que a sua aplicabilidade, podendo ser usada em qualquer região do corpo. Objetivo: Avaliar o efeito do uso da bandagem elástica funcional sobre a força máxima de preensão palmar em jogadores de tênis de mesa. Metodologia: Estudo de intervenção, longitudinal, prospectivo, comparativo, quantitativo. Composto aleatoriamente três grupos de atletas, o grupo intervenção bandagem em Y (GIBY) (N=15), intervenção bandagem em I (GIBI) (N=15) e controle (GC) (N=15) que foram avaliados antes e imediatamente após uma única intervenção. A força máxima de preensão palmar foi avaliada através de dinamômetro. Resultado: O GIBY e GIBI apresentou ganho de FMPP, mais não foi estatisticamente significativa entre as técnicas analisadas considerando p<0,05 e GC não apresentou alteração da FMPP considerando p<0,05. Conclusão: Faz-se necessária o desenvolvimento de pesquisas futuras e mais abrangentes sobre o tema e a utilização de instrumentos mais precisos.

Palavras-chave


Tênis; Força; Dinamômetro; Esporte.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.5809

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.