Efeito do tratamento multidisciplinar em adolescentes obesos: um estudo de follow up

Abadia Adenísia Rocha e Silva, Heitor Santos Cunha, João Elias Dias Nunes, Zulmária Zulmária Rezende Ramos de Freitas, Nadia Carla Cheik

Resumo


Introdução: O tratamento multidisciplinar é um método de controle da obesidade, porém, poucos estudos relatam os efeitos após cessar este tipo de intervenção. Objetivo: Acompanhar adolescentes um e dois anos após a cessação do tratamento multidisciplinar por meio de reavaliações física, metabólica e antropométrica, aplicação de questionários e entrevista semiestruturada para diagnosticar as causas da evasão e alteração do estilo de vida. Resultados: As variáveis físicas, e antropométricas dos adolescentes que concluíram o tratamento se mantiveram por dois anos após a cessação do tratamento. As principais causas de evasão foram necessidade de inserção no mercado de trabalho e ingresso no ensino técnico ou superior. Conclusão: O tratamento multidisciplinar provavelmente causou prevenção de ganho de massa corporal e aumento do IMC e os indivíduos que completaram o tratamento tiveram maiores chances de alterar o estilo de vida.

Palavras-chave


Obesidade; Intervenção; Composição Corporal; Estilo de Vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.5860

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.