Perímetro abdominal: evidências para a predição da gordura corporal subcutânea em meninos escolares

Geraldo de Albuquerque Maranhão Neto, Leonardo Gomes de Oliveira Luz, Bruno Cleiton Macedo do Carmo, Rodrigo Cunha de Mello Pedreiro, Samara Sezana Costa, Arnaldo Tenório da Cunha Junior

Resumo


Introdução: O diagnóstico de sobrepeso e obesidade pode ser realizado pela antropometria, por facilidade de execução e baixo custo. Considerando a preocupação com a característica de distribuição de gordura, novas estratégias poderiam ser desenvolvidas para a avaliação da composição corporal partindo de medidas antropométricas. Objetivos: Verificar a correlação do Perímetro Abdominal (PAB) e Perímetro da Cintura (PC) em separado, com o somatório de duas dobras cutâneas (DC), triciptal e subescapular; e incluir o perímetro com os maiores valores de correlação em uma equação de regressão para estimativa do somatório de DC. Métodos: Amostra composta por 1.729 meninos (9 e 14 anos), a avaliação da morfologia corporal foi realizada por medidas antropométricas simples e compostas. Foi utilizada uma correlação de Spearman para determinar a associação entre os PAB e PC com as DC. Foi feita uma análise de regressão linear múltipla com o PAB e idade para estimar o somatório de DC. Resultados: A seguinte equação foi gerada: Somatório de DC = 1,16397 (PAB) – 1,414922 (Idade) – 36,33021 (R=0,83). O valor da área sob a curva ROC (AUC) foi de 83% para identificar corretamente indivíduos abaixo ou acima do percentil 85 do somatório de DC. Conclusões: A PAB em conjunto com a idade, se torna um bom preditor da gordura corporal, caracterizada como o somatório de DC, em crianças e adolescentes do sexo masculino.

Palavras-chave


Antropometria, Análise de Regressão, Circunferência Abdominal, Dobras Cutâneas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.6028

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.