Efeito da Realidade Virtual no deslocamento do COP de indivíduos com hemiplegia

Bianca Taborda, Ronaldo Valdir Briani, Danilo de Oliveira Silva, Marcella Ferraz Pazzinatto, Amanda Schenatto Ferreira, Gabriel Segatti, Carolina Silva Flóride, Fernando Amâncio Aragão

Resumo


Introdução: O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de incapacidade funcional e alteração motora na população adulta. Objetivo: Avaliar o efeito da terapia com Wii no deslocamento do COP de hemiplégicos devido à sequela TCE. Métodos: Foram realizadas 10 sessões de treinamento com o Nintendo Wii Fit® em 10 indivíduos hemiplégicos pós TCE, do sexo masculino, com média de 31,3 ± 2,9 anos de idade. Foram avaliados antes e após o protocolo de treinamento e mais uma após 3 meses, nas quais mediu-se os dados cinéticos. Resultados: Não foram encontradas diferenças na RMS e velocidade do deslocamento do COP nos sentidos ântero-posterior e médio-lateral dos sujeitos hemiplégicos após as 10 sessões de treinamento com o console Wii. Esses valores se mantiveram após 3 meses. Conclusão: A terapia com o console Wii não alterou o deslocamento do COP nos sentidos ântero-posterior e médio-lateral de indivíduos com hemiplegia.

Palavras-chave


Hemiplegia; Jogos de Vídeo; Fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.