Efeito da Realidade Virtual no deslocamento do COP de indivíduos com hemiplegia
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6155Palavras-chave:
Hemiplegia, Jogos de Vídeo, Fisioterapia.Resumo
Introdução: O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de incapacidade funcional e alteração motora na população adulta. Objetivo: Avaliar o efeito da terapia com Wii no deslocamento do COP de hemiplégicos devido à sequela TCE. Métodos: Foram realizadas 10 sessões de treinamento com o Nintendo Wii Fit® em 10 indivíduos hemiplégicos pós TCE, do sexo masculino, com média de 31,3 ± 2,9 anos de idade. Foram avaliados antes e após o protocolo de treinamento e mais uma após 3 meses, nas quais mediu-se os dados cinéticos. Resultados: Não foram encontradas diferenças na RMS e velocidade do deslocamento do COP nos sentidos ântero-posterior e médio-lateral dos sujeitos hemiplégicos após as 10 sessões de treinamento com o console Wii. Esses valores se mantiveram após 3 meses. Conclusão: A terapia com o console Wii não alterou o deslocamento do COP nos sentidos ântero-posterior e médio-lateral de indivíduos com hemiplegia.Downloads
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Publicado
23.01.2017
Como Citar
1.
Taborda B, Briani RV, Silva D de O, Pazzinatto MF, Ferreira AS, Segatti G, et al. Efeito da Realidade Virtual no deslocamento do COP de indivíduos com hemiplegia. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 4º de novembro de 2024];15(3):354-60. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6155
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Artigos
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