Análise de técnicas fisioterapêuticas utilizadas em pacientes submetidas à mastectomia: uma revisão integrativa

Natália Gonçalves Lira, Maria de Fátima Alcântara Barros, Antônio Geraldo Cidrão de Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Araújo, Neide Maria Gomes de Lucena

Resumo


Introdução: O câncer de mama tem aumentado significativamente no mundo, representando um problema de saúde pública de grande relevância. Objetivo: Verificar quais os recursos fisioterapêuticos estão sendo utilizados, além de identificar quais os resultados mais significativos na recuperação de pacientes mastectomizadas. Material e método: Foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura, por meio de busca nas bases eletrônicas de dados informatizadas e indexadas, como a LILACS, a MEDLINE/Pubmed e a SCIELO. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados, redigidos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, no período de janeiro/2001 a junho/2013. A qualidade metodológica foi verificada por meio da Escala de Qualidade de Jadad. Resultados: Foram identificados 470 artigos nas bases eletrônicas. Após a aplicação dos critérios de exclusão, adequaram-se ao estudo um total de 11 artigos. Conclusão: Observou-se uma heterogeneidade no tocante aos recursos empregados nos protocolos, embora tenha sido evidenciada a importância do tratamento fisioterapêutico.

Palavras-chave


Mastectomia; Modalidades de Fisioterapia; Oncologia; Qualidade da Assistência à Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n2.6163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.