Efeito agudo de exercícios do método Pilates na ativação dos músculos do tronco de pessoas com e sem dor lombar

Aline Prieto de Barros Silveira, Laura Zanforlin Nagel, Dayane Dias Pereira, Angela Kazue Morita, Deborah Hebling Spinoso, Marcelo Tavella Navega, Nise Ribeiro Marques

Resumo


Introdução: O método Pilates é indicado para reabilitação de pacientes com dor lombar inespecífica (DLI). Contudo, o efeito deste treinamento no padrão de recrutamento muscular é desconhecido. Objetivo: Analisar o efeito agudo do método Pilates na ativação dos músculos do tronco em indivíduos com e sem DLI. Métodos: Participaram do estudo 18 sujeitos, separados em dois grupos: grupo com DLI e sem DLI. No primeiro dia de coleta, foram obtidos: dados pessoais, medidas antropométricas e familiarização com os exercícios. No segundo dia, foram realizados: teste de elevação do braço, teste de Biering-Sorensen, os exercícios e reavaliação. Foram coletados os sinais eletromiográficos dos músculos: oblíquo interno, multífido lombar, iliocostal lombar e reto abdominal. Resultados: Após o treinamento, o grupo com DLI apresentou, no teste de Biering-Sorensen, maior ativação do iliocostal lombar (p=0,016) e menor ativação do oblíquo interno (p=0,031). Conclusão: Uma sessão do método Pilates foi capaz de alterar o padrão de recrutamento dos músculos do tronco em indivíduos com DLI.

Palavras-chave


Fisioterapia; Eletromiografia; Dor Lombar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n2.6407

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.