Percepção de estudantes de enfermagem sobre o treinamento virtual segundo a American Heart Association

Autores

  • Maria da Penha Monteiro Oliva
  • Simone Aquino UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n2.6454

Palavras-chave:

Ensino, Virtual, Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Pressão arterial.

Resumo

Introdução: O ensino virtual é uma ferramenta importante na capacitação de futuros profissionais da área de saúde. Objetivo: O presente estudo propôs a criação de um vídeo aula, sobre a prática correta da mensuração de pressão arterial (PA), como um treinamento para estudantes do curso de enfermagem, ingressantes em um ambulatório integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Foi aplicado um questionário semiestruturado para 200 alunos, após a apresentação da técnica em vídeo, quanto à percepção da mensuração conforme os critérios da American Heart Association (AHA). Resultados: Do total de estudantes, 70% conhecia os padrões da AHA e 43% referiu não conhecer os sons de Korotkoff. O vídeo foi considerado esclarecedor por 91,5% e 94% afirmou ter mais segurança para realizar o procedimento. Conclusão: A revisão em vídeo sobre a técnica, antes do início dos trabalhos de rotina nos ambulatórios, foi positiva na percepção dos graduandos de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Penha Monteiro Oliva

Diretora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Saúde da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Membro do Comitê de Telessaúde pelo Município de São Paulo.

Simone Aquino, UNINOVE

Paúde-Farmácia e Bioquímica

Downloads

Publicado

06.10.2016

Como Citar

1.
Oliva M da PM, Aquino S. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o treinamento virtual segundo a American Heart Association. Cons. Saúde [Internet]. 6º de outubro de 2016 [citado 8º de novembro de 2024];15(2):288-96. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6454

Edição

Seção

Artigos