Percepção de estudantes de enfermagem sobre o treinamento virtual segundo a American Heart Association

Maria da Penha Monteiro Oliva, Simone Aquino

Resumo


Introdução: O ensino virtual é uma ferramenta importante na capacitação de futuros profissionais da área de saúde. Objetivo: O presente estudo propôs a criação de um vídeo aula, sobre a prática correta da mensuração de pressão arterial (PA), como um treinamento para estudantes do curso de enfermagem, ingressantes em um ambulatório integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Foi aplicado um questionário semiestruturado para 200 alunos, após a apresentação da técnica em vídeo, quanto à percepção da mensuração conforme os critérios da American Heart Association (AHA). Resultados: Do total de estudantes, 70% conhecia os padrões da AHA e 43% referiu não conhecer os sons de Korotkoff. O vídeo foi considerado esclarecedor por 91,5% e 94% afirmou ter mais segurança para realizar o procedimento. Conclusão: A revisão em vídeo sobre a técnica, antes do início dos trabalhos de rotina nos ambulatórios, foi positiva na percepção dos graduandos de enfermagem.

Palavras-chave


Ensino; Virtual; Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Pressão arterial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n2.6454

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.