Impacto da utilização de recursos fisioterapêuticos no tratamento de úlceras cutâneas de diferentes etiologias

Autores

  • Gabriela de Souza Gricio Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Najara Nader Zago Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Nanci Mendes Pinheiro Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS
  • Adriana Clemente Mendonça Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba, MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6610

Palavras-chave:

Úlcera Cutânea, Qualidade de Vida, Técnicas de Fechamento de Ferimentos, Modalidades de Fisioterapia, Cicatrização de Feridas.

Resumo

Introdução: Úlceras cutâneas são lesões graves que atingem a epiderme e a derme, podendo se estender aos tecidos subjacentes. Objetivo: Avaliar o impacto da utilização dos recursos fisioterapêuticos sobre a cicatrização e a qualidade de vida dos indivíduos com úlcera cutânea de diferentes etiologias. Métodos: Ensaio clínico randomizado, com 20 indivíduos divididos em grupo tratado (GT) e controle (GC), todos receberam cuidados de enfermagem e o GT realizou 20 sessões de fisioterapia duas vezes por semana por dez semanas. Aplicado questionário de Qualidade de Vida WHOQOL-BREF e mensuração das úlceras no início e término do tratamento. Resultados: O GT apresentou uma taxa de cicatrização de 52,21 ± 43,58% e o GC 37,96 ± 38,83%, sem diferença estatística. Na QV apenas o GT obteve diferença estatística pré e pós tratamento. Conclusão: Os recursos fisioterapêuticos apresentaram impacto positivo no tratamento de úlceras cutâneas, com melhora na QV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Gricio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em  Fisioterapia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba, MG – Brasil.

Najara Nader Zago, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação física, graduada em fisioterapia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba, MG – Brasil.

Nanci Mendes Pinheiro, Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS

Doutora, docente do curso de fisioterapia da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS, Uberaba –MG, Brasil. 

Adriana Clemente Mendonça, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba, MG

Doutora, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – ICS/ Departamento de Fisioterapia aplicada/ Laboratório de Reabilitação e qualidade de vida – Requali/ UFTM. Uberaba, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

1.
Gricio G de S, Zago NN, Pinheiro NM, Mendonça AC. Impacto da utilização de recursos fisioterapêuticos no tratamento de úlceras cutâneas de diferentes etiologias. Cons. Saúde [Internet]. 14º de junho de 2017 [citado 29º de março de 2024];16(1):17-25. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6610

Edição

Seção

Artigos