Influência do software de pausa nos sintomas de distúrbios osteomusculares em trabalhadores de escritório

Vitória Regina de Morais Cardoso Rodrigues, Rui José Gomes de Pinho Santiago, Gustavo José Fernandes Rodrigues, Paulo Roberto Veiga Quemelo

Resumo


Introdução: As pausas são estratégias de intervenção frequentemente utilizadas para prevenir doenças ocupacionais. Objetivo: Verificar o efeito do Postural Awareness Software na prevalência de sintomas de distúrbios osteomusculares em trabalhadores. Métodos: Vinte e nove trabalhadores de escritório foram distribuídos aleatoriamente em grupo controle e grupo experimental. Os primeiros não realizaram nenhuma intervenção, enquanto o segundo grupo foi submetido a um protocolo de intervenção com o software durante 8 semanas. Foram utilizados como medida para a avaliação do desconforto o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e um breve questionário para avaliar a satisfação com o software. Resultados: Os sintomas de dor musculoesquelética não foram reduzidos após a aplicação do software. Ainda assim, 9 (64,29%) dos 14 participantes relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a utilização do software. Conclusão: O software foi satisfatório para a maioria dos trabalhadores, porém, não foi eficaz na redução de sintomas de distúrbio osteomusculares em trabalhadores de escritório.

Palavras-chave


Transtornos traumáticos cumulativos; Software; Equilíbrio postural; Exercícios de alongamento muscular; Serviços de Saúde do Trabalhador.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6710

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.