Ventilação não invasiva na capacidade funcional de cardiopatas com fração de ejeção ventricular normal

Joelson dos Santos Silva, Ananília Regina Silva Cavalcante, Nathalie Cortez Bezerra de Medeiros, Carolina Taveira Gonçalves, Johnnatas Mikael Lopes, Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne, Gustavo Christofoletti, Karla Luciana Magnani

Resumo


Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é um problema de saúde pública com altos níveis de morbimortalidade apresentando como sinais clínicos característicos a fadiga e dispneia precoce que geram limitações funcionais. Objetivo: Avaliar os efeitos da ventilação não invasiva (VNI) na capacidade funcional de portadores de insuficiência cardíaca estável com fração de ejeção normal, avaliada através do teste da caminhada de seis minutos em esteira (TC6est). Métodos: Após a avaliação das provas de função pulmonar, os pacientes com IC estudados foram submetidos aos seguintes testes: 3 TC6est (uso prévio da VNI por 30 minutos, com uso da VNI durante o teste e sem uso da VNI) e a um teste de caminhada de 6 minutos em solo (TC6’). Nós comparamos a distância percorrida e variáveis cardiorrespiratórias: antes, durante e após os testes da caminhada. Resultados: Participaram do estudo 13 pacientes com IC classe funcional II e III (NYHA). Na prova de função pulmonar 3 participantes apresentaram distúrbio ventilatório restritivo e 8 pacientes apresentaram redução das pressões respiratórias máximas. Não foi observada diferença estatisticamente significativa na distância percorrida entre os quatro testes realizados (p=0,986). Na análise das variáveis cardiorrespiratórias durante os 3 TC6est pôde-se observar apenas diferença estatística significativa na frequência respiratória no sexto minuto (f6’) entre os testes de 30’ antes de VNI X VNI durante (p=0,026), sendo inferior no teste com a aplicação de VNI durante. Conclusão: Apesar do comprometimento da capacidade funcional e da função pulmonar, os portadores de insuficiência cardíaca com fração de ejeção normal estudados não tiveram aumento da distância percorrida no teste de caminhada em esteira com a utilização do suporte ventilatório não–invasivo.

Palavras-chave


Ventilação não Invasiva; Insuficiência Cardíaca; Caminhada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n4.6789

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.