Análise correlacional durante e após os ciclos de quimioterapia com o perfil de ansiedade de pessoas com câncer

Autores

  • Laura de Barros Vallim Universidade Federal de Alfenas
  • Juliana Bernardo de Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Ricardo da Silva Alves Universidade Federal de Alfenas
  • Denise Hollanda Iunes Universidade Federal de Alfenas
  • Érika de Cássia Lopes Chaves Universidade Federal de Alfenas
  • Camila Csizmar Carvalho Universidade Federal de Alfenas
  • Leonardo César Carvalho Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n1.6965

Palavras-chave:

Ansiedade, Neoplasia, Quimioterapia.

Resumo

Introdução: O sofrimento emocional vivenciado pelos pacientes com câncer, somado aos pensamentos negativos, favorece o aparecimento da ansiedade e da depressão. Objetivo: Correlacionar a ansiedade relatada com os dados sociodemográficos, antropométricos e clínicos de pacientes com câncer durante e após a quimioterapia. Métodos: Foram avaliados 38 voluntários que realizavam quimioterapia (GQ) (idade: 58,24±14,19), e nove voluntários que já finalizaram o tratamento (GC) (idade: 59,78±18,23). Para todos os voluntários, foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) para mensurar o perfil de ansiedade. Resultados: Para a massa corpórea e IMC do GQ, foi observado um índice de correlação de Spearman r= -0,590 (p<0,001) e r=-0,477 (p=0,002), respectivamente. Para o GC, as mesmas variáveis apresentaram um índice de correlação de Spearman de r= 0,786 (p=0,036) e r= 0,683 (p=0,042), respectivamente. Conclusão: Ambos os grupos apresentaram correlações significativas do nível de ansiedade para as variáveis clínicas, porém o GC apresentou maior correlação do nível de ansiedade com essas variáveis em comparação ao GQ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura de Barros Vallim, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.

Juliana Bernardo de Souza, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.


 

Ricardo da Silva Alves, Universidade Federal de Alfenas

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas– UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biociências aplicadas à Saúde da Universidade Federal de Alfenas– UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.

 

Denise Hollanda Iunes, Universidade Federal de Alfenas

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil. Docente no Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil. Docente no Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.

 

Érika de Cássia Lopes Chaves, Universidade Federal de Alfenas

Docente no Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais– UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.

 

Camila Csizmar Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas– UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.

Leonardo César Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil. Docente no Programa de Pós-Graduação em Biociências aplicadas à Saúde da Universidade Federal de Alfenas– UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil. Docente no Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

1.
Vallim L de B, Souza JB de, Alves R da S, Iunes DH, Chaves Érika de CL, Carvalho CC, et al. Análise correlacional durante e após os ciclos de quimioterapia com o perfil de ansiedade de pessoas com câncer. Cons. Saúde [Internet]. 14º de junho de 2017 [citado 18º de maio de 2024];16(1):124-30. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6965

Edição

Seção

Artigos