Aquecimento não modifica o volume durante o treinamento com pesos

Autores

  • Fábio Luiz Cheche Pina Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Edilaine Fungari Cavalcante Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício
  • Fernando Hiroyuki Okamura profissional liberal
  • Vinicius Geraldes Belasque profissional liberal
  • Thelma Willamowius Pina Universidade Norte do Paraná
  • Edilson Serpeloni Cyrino Centro de Educação Física e Esporte - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n2.7106

Palavras-chave:

Calefação, Levantamento de Peso, Suporte de Carga, Exercício de Aquecimento.

Resumo

Objetivo: Analisar a influência de diferentes formas de aquecimento sobre o volume de treino em homens treinados. Métodos: Quatro sessões experimentais foram realizadas: aquecimento específico (ESP), aquecimento aeróbio (AE), aquecimento alongamento (ALO) e sessão controle (CO) pré sessão de treinamento com pesos. O programa de treino foi estruturado com seis exercícios, executados em três séries de oito a doze repetições. Informações referentes ao volume de treino, duração da sessão e número de repetições foram coletadas. Resultados: Efeito (P < 0,01) para a duração do treino foi observado, apresentando o CO (42,6 ± 2,0 min.) menor duração de treinamento quando comparado as sessões ALO (62,3 ± 3,0 min.), ESP (51,5 ± 4,0 min.) e AE (52,7 ± 1,0 min.). Não foram observados efeitos do aquecimento (P > 0,05) com relação ao volume de treino. Conclusão: Os resultados demonstram que o aquecimento não apresenta melhora no volume de treino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Cheche Pina, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Fábio Luiz Cheche Pina é Graduado (2004) e Mestre (2010) em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente curso Doutoramento em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013 - ATUAL). É docente no ensino superior nos cursos de licenciatura/bacharel Educação Física e áreas da saúde (Enfermagem e Nutrição). Também atua como profissional liberal na área de fitness e treinamento outdoor. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor, testes motores, adiposidade corporal, terceira idade, treinamento com pesos e ginástica de academia

Edilaine Fungari Cavalcante, Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício

Possui graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Atualmente é estudante regular do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, em nivel de mestrado, e bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE), concentrando seus estudos na linha de atividade física e saúde, principalmente, no que diz respeito às respostas agudas e crônicas ao treinamento com pesos em mulheres idosas.

Fernando Hiroyuki Okamura, profissional liberal

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco – Cornélio Procópio/PR (2013).

Vinicius Geraldes Belasque, profissional liberal

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco – Cornélio Procópio/PR (2013).

Thelma Willamowius Pina, Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná (2001) e especialização em Metodologia do Ensino Superior (2007). Atualmente é docente do curso de fisioterapia da UNOPAR no setor de hidroterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em hidrocinesioterapia. Classificada em 1º lugar entre os concluíntes do curso de fisioterapia do ano de 2001 conforme os registros acadêmicos desta Instituição de Ensino Superior.

Edilson Serpeloni Cyrino, Centro de Educação Física e Esporte - UEL

Edilson Serpeloni Cyrino concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo em 2002, o Pós-doutorado em Composição Corporal Humana na Universidade Técnica de Lisboa em 2008 e o Estágio Sênior no Exterior na Universidade de Coimbra em 2013. Atualmente é Professor Associado C da Universidade Estadual de Londrina, Coordenador do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE). É revisor do International Journal of Sports Medicine, do Journal of Sports Sciences, do Journal of Obesity, da SpringerPlus, do Journal of the American College of Nutrition, do European Journal of Nutrition, do Cadernos de Saúde Pública, da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da Motriz: Revista de Educação Física, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, do Arquivos de Medicina, da Revista da Educação Física/UEM, da Revista Motricidade, da Revista de Nutrição, da Revista Alimentos e Nutrição, da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, da Revista de Ciências Médicas, do Arquivos de Ciências da Saúde e da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Publicou 178 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 14 capítulos de livro. Realizou duas supervisão de pós-doutorado e orientou oito teses de doutorado, 12 dissertações de mestrado, 38 trabalhos de iniciação científica, 26 monografias de especialização e 65 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 14 prêmios e/ou homenagens. Desde 1998 participou de 29 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 18 destes. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desempenho motor, composição corporal, treinamento com pesos, antropometria e testes motores.

Downloads

Publicado

04.10.2017

Como Citar

1.
Pina FLC, Cavalcante EF, Okamura FH, Belasque VG, Pina TW, Cyrino ES. Aquecimento não modifica o volume durante o treinamento com pesos. Cons. Saúde [Internet]. 4º de outubro de 2017 [citado 5º de novembro de 2024];16(2):201-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7106

Edição

Seção

Artigos