O uso da ETCC associado ao treino motor de membros inferiores na neurologia: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Natália de Almeida Carvalho Duarte UNINOVE
  • Cinthia Raquel Machado Ferreira UNINOVE
  • Nathalia Sellis Silva de Souza UNINOVE
  • Patrícia da Silva Cruz UNINOVE
  • Hugo Pasini Neto UNINOVE, UNISO
  • Claudia Santos Oliveira UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n3.7251

Palavras-chave:

Estimulação Elétrica, Marcha, Membros Inferiores.

Resumo

Introdução: A estimulação Transcraniana por corrente contínua (ETCC) é umatécnica neuromodulatória que pode alterar um padrão de excitabilidade maladaptativo frente á uma lesão neurológica. Seu uso combinado com o treino motorvem sendo amplamente discutido na literatura. Objetivo: realizar uma revisãode estudos que utilizaram a ETCC combinada com treinos físicos de membrosinferiores para melhora da marcha, equilíbrio e controle postural de pacientesneurológicos. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases dedados: Medline, Lilacs, Embase, Physiotherapy Evidence Database, Cochranedatabases, Cinahl, Scielo e PubMed.Os artigos utilizados nesta revisão forampontuados e qualificados através da escala Physiotherapy Evidence Database.Resultados:Foram incluídos no estudo 9 artigos combinando o uso da ETCC atreinos motores de membros inferiores. Conclusão: Os resultados dos estudosmostram que embora ainda não exista uma padronização dos parâmetros ideaisde utilização da ETCC, sugerimos que seu uso combinado com treino motor podepotencializar os efeitos funcionais da terapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália de Almeida Carvalho Duarte, UNINOVE

 Mestre em Ciências da Reabilitação. Discente do Programa de Doutorado em Ciências da Reabilitação, Universidade Nove de Julho – Uninove. São Paulo, SP - Brasil.

Cinthia Raquel Machado Ferreira, UNINOVE


Discente do curso de Graduação em Fisioterapia, Universidade Nove de Julho – Uninove. São Paulo, SP - Brasil.

Nathalia Sellis Silva de Souza, UNINOVE

Discente do curso de Graduação em Fisioterapia, Universidade Nove de Julho – Uninove. São Paulo, SP - Brasil.

Patrícia da Silva Cruz, UNINOVE

Discente do curso de Graduação em Fisioterapia, Universidade Nove de Julho – Uninove. São Paulo, SP - Brasil.

Hugo Pasini Neto, UNINOVE, UNISO

 Doutor em Ciências da Reabilitação. Discente do curso de Pós Doutorado em Ciências da Reabilitação, Universidade Nove de Julho – Uninove. São Paulo, SP - Brasil. Docente na Universidade de Sorocaba – UNISO, Sorocaba, Sâo Paulo, Brasil.

Claudia Santos Oliveira, UNINOVE


Doutora em Ciências da Saúde. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação, Laboratório de Análise do Movimento, Universidade Nove de Julho – Uninove. São Paulo, SP - Brasil.

Downloads

Publicado

26.12.2017

Como Citar

1.
Duarte N de AC, Ferreira CRM, Souza NSS de, Cruz P da S, Pasini Neto H, Oliveira CS. O uso da ETCC associado ao treino motor de membros inferiores na neurologia: revisão sistemática da literatura. Cons. Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];16(3):375-84. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7251

Edição

Seção

Revisões de literatura