Ação cicatrizante da nanopartícula de prata com norbixina em queimaduras

Autores

  • Ezequielina Raquel Leal FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
  • Isnária Soares De Oliveira FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
  • Juscelino Lopes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Augusto César Evelin Rodrigues FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
  • Danniel Cabral Leão Ferreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Vicente Galber Freitas Viana INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
  • Karinne Sousa de Araújo FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
  • Mariana Chaves Santos INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
  • Noélia Maria de Sousa Leal FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
  • Antônio Luiz Martins Maia Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n2.7312

Palavras-chave:

Pele, Queimaduras, Cicatrização, Nanocompostos, Bixa orellana.

Resumo

Introdução: A queimadura é uma injúria que altera a integridade da pele, decorrente de traumas térmicos. Dentre os compostos não convencionais utilizados na cicatrização de feridas estão a norbixina e as preparações com prata. Objetivo: avaliar a ação cicatrizante da nanopartícula de prata associada à norbixina em queimaduras de Mus musculus. Métodos: Inicialmente, preparou-se uma solução nanoprata/norbixina e a partir desta solução obteve-se o gel teste. Posteriormente dividiu-se os animais em 3 grupos, sendo negativo (sem tratamento), positivo (sulfadiazina de prata) e teste (gel teste). Nestes animais houve a indução das queimaduras. No 7º e 14º dia realizou-se a eutanásia e os tecidos lesionados foram coletados para análise microscópica. Resultado: Verificou-se potencial vantagem do grupo teste em relação ao negativo e igualdade comparada ao positivo. Conclusão: A nanopartícula de prata associada à norbixina representa uma fonte alternativa para a cicatrização de queimaduras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequielina Raquel Leal, FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

Acadêmia de Farmácia na Faculdade Integral Diferencial (FACID DEVRY) em Teresina Piauí.

Isnária Soares De Oliveira, FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

Acadêmia de Farmácia na Faculdade Integral Diferencial (FACID DEVRY) em Teresina Piauí.

Juscelino Lopes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1987). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais (2007) e Implantodontia Dentária (2009). Professor de Anatomia Geral e Cirurgia Buco Maxilo Facial da Faculdade Integral Diferencial (FACID). Atualmente é estatutário do HOSPITAL GETÚLIO VARGAS, Plantonista do Hospital de Urgência de Teresina e Hospital Gentil Filho (Caxias-MA). Tem experiência na área de implantes dentários, trauma facial e Patologia.

Augusto César Evelin Rodrigues, FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

Possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Federal do Piauí (1983). Atualmente é estatutário da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE, professor titular da Faculdade Integral Diferencial, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, professor da FACULDADE CERTO e professor substituto da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Saneamento Aplicado a Saúde do Homem

Danniel Cabral Leão Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Federal do Piauí-UFPI(2015). Atualmente é laboratorista pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Tem experiencia nas áreas de farmacologia, fisiologia é cirurgia experimental. Esta inserido no grupo de pesquisa de Produtos Naturais e Sintéticos no laboratório de mutagennesidade(LABMUT) no grupo Farmacologia e Fisiopatologia Experimental e no grupo Bioprospecção e Genotoxicidade de Plantas Medicinais da UESPI sendo utilizando principalmente plantas medicinais e biomateriais atuando na área de Genotoxicidade. 

Vicente Galber Freitas Viana, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Piauí (1996), mestrado em Quimica pela Universidade Federal do Piauí (2001) e Doutorado em Ciências (Física Aplicada) pelo Instituto de Física de São Carlos/USP (2006). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: preparação, caracterização físico-química e elétrica de polímeros.

Karinne Sousa de Araújo, FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1998), Especialização em Morfologia pela Universidade Federal do Piauí (2003), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (2005), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2009) e Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO/UFPI (2017). Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade Integral Diferencial - DeVry/FACID. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Estética, Digital Smile Design (DSD), Visagismo Odontológico, Histologia, Embriologia e Reparação Tecidual. 

Mariana Chaves Santos, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal do Piauí(2015).

Noélia Maria de Sousa Leal, FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí(1990), especialização em Formação Pedagógica em Ensino Superior pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI(2007), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Piauí(2001), doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo(2013), aperfeicoamento em Prótese Fixa I pelo Associação Brasileira da Odontologia - Secção Piauí(1995), aperfeicoamento em Curso de Aperfeiçoamento em Educação Médica pela Escola de Saúde Pública do Ceará(2015) e aperfeicoamento em Endodontia pelo Associação Brasileira de Odontologia - Secção Piauí(1995). Atualmente é Professor Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Professor da Faculdade Integral Diferencial e Professor do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Lesão cervical não cariosa, Tensão, Desmineralização, Esmalte dentário, Dentina. 

Antônio Luiz Martins Maia Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (2002), mestrado em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP (2008) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2013), desenvolvendo projetos na área de reparação tecidual. Tem experiência na área de biofísica , fisiologia e patologia, com ênfase em Reparação tecidual utilizando biomateriais e Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas:Reparação óssea ; Tecidual, inflamação, cicatrização e citotoxidade. Atualmente é : Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí -Nas Disciplinas de Biofísica e Fisiologia; Coordenador da Comissão de Ètica no uso de animais da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Membro da comissão de ética e pesquisa em seres humanos; Comitê Institucional de Bolsas de Pesquisa e Inovação Tecnológica ? CIPIT.

Downloads

Publicado

04.10.2017

Como Citar

1.
Leal ER, Oliveira ISD, Silva JL da, Rodrigues ACE, Ferreira DCL, Viana VGF, et al. Ação cicatrizante da nanopartícula de prata com norbixina em queimaduras. Cons. Saúde [Internet]. 4º de outubro de 2017 [citado 29º de março de 2024];16(2):241-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7312

Edição

Seção

Artigos